Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Música

Quatro noites movidas a metais graves (e não só) no Gravíssimo em Alcobaça

O Festival Internacional de Metais Graves arranca esta terça-feira, dia 26 de agosto, com a estreia no Mosteiro de Alcobaça de um projeto novo, que junta Sérgio Carolino, Hugo Assunção e um quarteto de cordas.

Nesta noite de abertura, a Hugo Assunção e Sérgio Carolino, que são também diretores artísticos do festival, junta-se um quarteto de cordas

Vai ser uma abertura especial, a do 15º Gravíssimo: no Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça, terça-feira, dia 26 (21h30), estreiam-se três obras originais escritas para tuba, trombone e quarteto de cordas.

É o novo projeto que junta Sérgio Carolino, Hugo Assunção e um quarteto (Anne Victorino D’Almeida, Paula Carneiro, Francisca Fins e Fernando Costa), com direção de Alberto Roque. Nestes dias, eles gravam um disco no Museu do Vinho de Alcobaça, a partir de obras dos norte-americanos Todd Goodman e Isabela Banks e pelo grego George Dousis.

Depois, apresentam o resultado no primeiro concerto do Festival Internacional de Metais Graves de Alcobaça.

Sérgio Carolino antecipa que esta música nova “é bastante descritiva”. “É facilmente percebida por quem for ouvir. Tem uma narrativa a partir da qual cada um pode construir a sua história”, diz o tubista e diretor artístico do Gravíssimo. Neste projeto, ele e o trombonista Hugo Assunção terão cordas a acompanhar:

“São instrumentos que têm história da música a sério, de grandes compositores, obras imbatíveis, à perfeição”.

A combinação agrada-lhe e desafia: “Somos obrigados a subir o nível. Não temos hipótese”. A gravação será lançada em 2026, mas na terça-feira já se poderá, em primeira mão, ouvir a que soa. Antes, ainda este ano, sairá outro disco de Sérgio e Hugo, gravado com o pianista Bernardo Pinhal.

Neste Gravíssimo, que este ano volta a receber alguns dos nomes internacionais mais relevantes do universo das tubas, trombones e eufónios, na quarta-feira, dia 27 (21h30), o Claustro da Hospedaria recebe o recital com – lá está – convidados de monta, como o tubista da orquestra de Chicago, Gene Pokorny, ou o primeiro trombone da Orquestra de Boston, Toby Oft.

No dia 28 de agosto, o European Tuba Trio, de Sérgio Carolino e dos franceses Anthony Caillet e François Thuillier, celebra 20 anos no Museu do Vinho de Alcobaça.

Esta edição termina com um encontro entre o britânico Mark Nightingale e a banda R&B e Mr. SC, no Claustro D. Dinis do Mosteiro, no dia 29 (21h30). “Vão ser quatro belas noites, com música diferente”, promete Sérgio Carolino.

Mais informações em https://www.gravissimofestival.com/pt/concertos.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados