Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Maior concentração de atletas e modalidades acontece no parque do avião

É uma tradição e, como diz o ditado, em equipas vencedoras não se mexe, até porque o sucesso do evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA continua a mobilizar milhares de pessoas interessadas em conhecer, de forma totalmente gratuita, as muitas modalidades que se praticam na região

É um fim de semana rico em atividades na cidade de Leiria, com o desporto a ter o seu epicentro no parque do avião, naquela que é a 13ª edição da Festa do Desporto.

O evento, organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, conta com a participação de 48 clubes e associações, a que se juntam os múltiplos parceiros, dezenas de atletas e treinadores, a prática de 47 modalidades e pretende marcar, de uma forma simbólica, mas muito ativa, o início de mais uma época desportiva, naquele que é o mês, para muitos, do regresso ao trabalho, do início das aulas e do retomar do ginásio, treinos ou jogos.

Se nesses “regressos” tem o percurso Polis no seu caminho, saiba que no sábado, dia 6, e domingo, ao longo de 19 horas, o recinto do parque do avião, e os campos de jogos ali existentes, vão ganhar outra dinâmica e estar em permanente atividade.

São muitos os clubes e associações que participam como parceiros da Festa do Desporto, alguns desde a primeira edição, com demonstrações das modalidades que praticam e promovem nas suas instalações, formando dezenas de atletas todos os anos. Alguns estiveram em contacto com a modalidade pela primeira vez na Festa do Desporto. Hoje, vestem, orgulhosamente, a camisola e conquistam medalhas e troféus no país e lá fora.

Exemplo disso são Diana Silva, Martim Agostinho, Salvador Luzindro e Rita Vieira. Ginastas formados no Trampolins Clube de Leiria (TCL), têm participado no Campeonato do Mundo de Grupos por Idades, nas diferentes disciplinas de trampolim, e voltam este ano à competição. Alguns começaram a praticar a modalidade no clube, outros juntaram-se mais tarde ou até já rumaram a outras paragens, mas continuam a saltar no trampolim na Festa do Desporto e a apresentar uma vista única sobre o parque a quem ousa experimentar o equipamento.

Os atletas integram um dos grupos convidados a participar nas sessões de autógrafos durante a iniciativa deste fim de semana, a que se juntam também atletas da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL)e uma figura nacional. Francis Obikwelu, campeão europeu de 100 e 200 metros e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, está em Leiria no domingo à tarde.

Conforto e diversão

Em setembro, as temperaturas estão um pouco mais amenas, mas a hidratação continua a ser um comportamento essencial para o corpo consiga responder da melhor maneira às exigências físicas que vai encontrar ao longo dos dois dias do evento.

Para conseguir usufruir e experimentar tudo sem condicionantes, é recomendado o uso de roupa e calçado desportivo e confortável, alguma disponibilidade e boa energia.

Uma das novidades da edição de 2025 do certame é a demonstração de hóquei em patins, através da secção de hóquei do SCL Marrazes. Com equipa de formação há vários anos, o clube continua a formar jovens atletas na modalidade, numa ligação muito próxima com a equipa sénior, que atua nos campeonatos nacionais.

Os Lobos de Leiria foram um dos responsáveis, na última edição, pelas novidades, com a equipa de rugby em escalões de formação. Regressam este ano, não só com o projeto de rugby, mas também nas artes marciais – jiu-jitsu brasileiro e krav maga. O clube anunciou, esta semana, a abertura da nova secção, krav maga, para maiores de 12 anos, com treinos três vezes por semana.

“Residentes” no parque são os atletas da 4Culture Skatestore. Miúdos, jovens e adultos, rapazes e raparigas, passam horas no skatepark do parque do avião até fazer aquela manobra que vai colecionar gostos e partilhas nas redes sociais e que irá desafiar os companheiros de equipa para repetir o movimento com o mesmo brio. Sem grandes aventuras, mas com a adrenalina própria de quem se quer equilibrar em cima da tábua, os skaters vão estar na pista a partir das 17h30 de sábado.

A participação nas atividades – e são mais de uma centena – é totalmente gratuita, não carece de inscrição e está direcionada a vários escalões etários, dos pequenos aos graúdos. Com amigos, em família ou até sozinho, o conhecimento não ocupa lugar e a atividade física só enriquece o corpo, a alma e promove o convívio social.

O programa – em atualização – está disponível no site do REGIÃO DE LEIRIA, nas redes sociais e nas principais entradas do parque e, ao longo de todo o recinto, são disponibilizados pontos de água e recipientes para resíduos e reciclagem. Faça-se acompanhar de um recipiente para a água – também serão disponibilizados alguns no evento – para se hidratar.

Se preferir e conseguir, junte o útil ao agradável e desloque-se até ao recinto a pé, de bicicleta ou trotineta. A prática desportiva começa a partir de casa, chega de forma mais fácil e rápida à Festa do Desporto e contribui para a diminuição da pegada ambiental.

Raquetes, bolas, mesas e tabuleiros para todos os públicos

Uns precisam da mesa para jogar, outros para pousar o tabuleiro. Ténis de mesa e xadrez são duas das modalidades permanentes na Festa do Desporto e que mobilizam dezenas de atletas e muitos curiosos.
A Associação de Ténis de Mesa de Leiria terá duas mesas e alguns treinadores e atletas disponíveis para trocar umas bolas, disputar um jogo ou, se necessário, explicar como se joga ténis de mesa e onde se pode praticar na região.

A mesma disponibilidade apresentam os Corvos do Lis que, com múltiplos tabuleiros de xadrez, vão fazer xeque-mate ao longo de todo o evento, com jogadores de todas as idades. Durante o período da manhã há uma componente mais lúdica e de ensino, enquanto à tarde decorrem torneios abertos de semi-rápidas (sábado) e rápidas (domingo). Pode tentar a sua sorte e movimentar o cavalo, o bispo ou até a torre com alguns jogadores mais experientes ou defrontar um aprendiz e conhecer novas táticas da modalidade.

Sem mesa, mas com raquetes e as famosas bolas amarelas funciona a atividade de iniciação ao ténis, promovida pelo Racket Sports Club Leiria e o Clube Escola Ténis de Leiria (CETL), dois emblemas da cidade que concentram dezenas de praticantes de todas as idades, a nível amador ou competitivo. Ao fim da tarde de sábado, entre as 16 e as 18 horas, no campo 1.

Escuteiros e escoteiros ensinam a fazer nós e decifrar códigos

Aprender fazendo é o lema dos jovens que participam nos movimentos de escuteiros e escoteiros um pouco por todo o mundo. Para demonstrar que essa filosofia é mesmo levada à letra, na Festa do Desporto, haverá atividades para todos os gostos.

Além da canoagem no rio Lis, uma atividade dinamizada há vários anos pelos Agrupamentos de Escuteiros dos Pousos 877 e da Sé 127, o Agrupamento de Escoteiros 251 – Barosa também vai estar presente com a realização de vários workshops.

Sábado, ao final da manhã, vão ser ministradas algumas técnicas para fazer nós e amarrações com a perícia e segurança dignas de um verdadeiro mestre da natureza e, à tarde, os participantes vão conhecer algumas regras para realizar fogueiras em segurança. No domingo, além de atividades de animação, também há um workshop de orientação.

Ao longo de todo o evento, os Escoteiros da Barosa e a Junta Regional Leiria-Fátima (CNE) vão realizar outras dinâmicas, como arrumar uma mochila, testar o conhecimento com um quizz, decifrar códigos, jogos ou realizar um peddy paper pela cidade de Leiria.

Artes físicas e mentais e movimentos corporais sobem a palco

É a partir do palco que os vários instrutores de treino vão orientar a mega aula de fitness, promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no sábado de manhã. Depois são as artes marciais, representadas pelos diferentes clubes do concelho de Leiria, que tomam conta do espaço, com várias demonstrações de karaté, kendo, kempo, judo, jiu-jitsu, krav maga, capoeira e jiu-jitsu brasileiro e japonês, ao longo de todo o dia.

A Academia Chiquedance, de Alcobaça, participa pela primeira vez com uma demonstração de danças de salão.

O Projeto Community, depois da atuação no parque em 2023 e de várias provas internacionais, com troféus conquistados, volta ao recinto do espaço verde no centro da cidade de Leiria, para apresentar novas performances de hip hop, lab e streetjazz.

Ainda no domingo, há dança e ritfusion, que combina diversos estilos e ritmos para criar um momento de expressão e liberdade.