A tenista russa Alina Korneeva sagrou-se, hoje, campeã do Leiria W50 Ladies Open, ao derrotar na final a checa Linda Fruhvirtova, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-1 e 7-5.
A final, disputada no Complexo Municipal de Ténis Dr. Rui Garcia da Fonseca, colocou frente a frente duas tenistas que se encontraram em Hong Kong, em 2023, com a jogadora checa a levar a vantagem.
Hoje, no primeiro set, um break de Korneeva a abrir no serviço de Fruhvirtova fez antever o que ia acontecer.
Rapidamente a jovem que trabalha diariamente na Rafa Nadal Academy chegou ao 3-0 mas, no quarto jogo, foi a vez de Fruhvirtova repor um break e manter tudo em aberto na discussão do set.
No jogo seguinte, Alina Korneeva continuou a disparar esquerdas e direitas sem dar hipótese à oponente e o primeiro set (6-1) terminou ao fim de 29 minutos.
Na segunda partida, Linda Fruhvirtova começou com um break (três erros não forçados de Korneeva), e continuou por cima, mas tudo com erros da sua adversária, que perdeu o rumo depois da paragem do set para Fruhvirtova ir ao balneário.
Ao 4-1 para Fruhvirtova, Korneeva conseguiu empatar e passar para a frente, ficando a apenas um jogo do título. Surgiu novo empate a 5 jogos, num último suspiro da tenista checa, mas, depois, Alina Korneeva não perdoou e fechou o encontro por 7-5.
Foi o terceiro título em Portugal, depois do W100 da Figueira da Foz, em 2023, e do W100 de Caldas da Rainha, em 2024.
“Estou realmente muito feliz por ter conseguido vencer e da forma que o fiz, mesmo que no segundo set tenha baixado um pouco a intensidade, muito por culpa da Linda”, começou por dizer Alina Korneeva, citada em comunicado, enviado pela organização.
“No primeiro set entrei muito forte e foi realmente uma boa exibição, mas se fosse a terceiro set não sei o que podia acontecer”, referiu a jovem de apenas 18 anos que demonstra potencial para estar no top mundial dentro de pouco tempo.
Após a final, decorreu a entrega de prémios aos participantes.
Ontem, sábado, em pares, a dupla franco-canadiana, composta por Julie Belgraver e Kayla Cross, derrotou na final as norte-americanas Ashley Lahey e Catherine Anderson.
Num encontro bem disputado, o equilíbrio foi nota dominante e Belgraver e Cross, que jogavam pela primeira vez juntas, foram mais fortes na parte final do super tie-break, vencendo por 3-6, 6-3 e 10-8.