Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Sismo de magnitude 2,7 sentido em Leiria

Sismo “não causou danos pessoais ou materiais”

Foi registado, esta noite, pelas 21h18, um sismo de magnitude 2,7 (Richter) pelas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O epicentro localizou-se a cerca de 12 km a nordeste de Leiria.

Localização do epicentro Fonte: IPMA

De acordo com a informação disponível, este tremor foi sentido em algumas localidades próximas, embora ainda não haja relatos de danos pessoais ou materiais até ao momento.

Os dados revelados em comunicado pelo IPMA apontam para um abalo que teve um epicentro na zona de Bidoeira de Baixo, a uma profundidade de dois quilómetros.

Entretanto, os dados mais recentes do IPMA, revelados cerca de uma hora depois do sismo, corrigem em alta a intensidade do abalo para uma magnitude de 2,7 (inicialmente tinha sido indicada a magnitude de 2,6 na escala de Richter) bem como a revisão da profundidade do epicentro, colocando-o a dois quilómetros de profudidade, ao invés dos quatro quilómetros inicialmente apontados.

O IPMA aponta ainda o epicentro para cerca de 12 quilómetros a sudoeste de Pombal.

Ainda de acordo com o mesmo instituto, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Leiria e Pombal.

Em concreto, aquela escala tem como referência a forma como o abalo é sentido e no que se reporta aos graus III e IV, é caracterizada da seguinte forma:

III- Sismo Fraco, sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.

IV – Sismo Moderado: Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.

Nota de redação: Artigo alterado e corrigido às 22h39, acrescentando informação entretanto atualizada pelo IPMA e que revê dados relativos à intensidade e epicentro do sismo.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados