Alvaiázere volta a promover, entre 3 e 5 de outubro, o Festival Gastronómico Alvaiázere Capital do Chícharo, um certame que alia música, gastronomia, cultura e tradição em torno de uma leguminosa emblemática da região: o chícharo.
O evento, que decorre no Parque Multiusos de Alvaiázere, volta a transformar o concelho num centro de convergência cultural e gastronómica, com exposições, espetáculos, tasquinhas, passeios turísticos, mercado de produtos endógenos, artesanato, velharias e animação de rua. A entrada é livre.
No que respeita ao cartaz musical, destaque para Os Quatro e Meia (3 de outubro), Wet Bed Gang (4) e Emanuel (5) são os nomes fortes desta edição. O programa inclui ainda os Cromos da Noite, a Dupla Mete Cá Sets e o camião do programa Domingão da SIC, que no domingo percorrerá várias ruas do concelho, levando música e animação.
Criado em 2003, o festival tem o chícharo como protagonista, uma leguminosa de tradição centenária, outrora presença assídua na alimentação das populações mais humildes. Pobre em gorduras, mas rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, o chícharo presta-se a múltiplas receitas. Das migas aos pratos de arroz, dos ensopados aos doces, o sector da restauração local e as associações concelhias prometem surpreender com os pratos apresentados nas tasquinhas e espaços gastronómicos dedicados à degustação dos menus onde o chícharo assume o papel principal.
Durante o evento, chefs convidados como Fábio Bernardino e Tia Cátia vão dinamizar showcookings, partilhando truques e receitas em torno deste produto endógeno. As associações locais e a restauração do concelho asseguram a vertente gastronómica, com tasquinhas dedicadas a pratos tradicionais onde o chícharo é rei.
Além da música e da gastronomia, o programa inclui o passeio de bicicletas antigas (sábado, dia 4, às 18h00, com inscrições abertas no site da Câmara Municipal), o 16.º Passeio Turístico de Clássicos “Na Rota do Chícharo” (domingo, dia 5, com concentração às 09h00 junto à autarquia), trail, caminhada, concurso de montras e outras iniciativas que pretendem envolver diferentes públicos.
O município sublinha que, mais do que uma festa popular, o festival “é uma plataforma de valorização das tradições alvaiazerenses, dos produtos endógenos e do património cultural, promovendo também a sustentabilidade e o empreendedorismo local”.
Desde 2003, esta celebração tem contribuído para afirmar o chícharo como símbolo da identidade gastronómica da região. Refira-se que a área geográfica de produção do “Chícharo de Alvaiázere” é circunscrita ao território calcário sob influência da Serra de Sicó, compreendendo a totalidade dos concelhos de Alvaiázere e Ansião, bem como algumas freguesias dos municípios de Pombal, Condeixa, Penela e Soure.