O primeiro adversário era teoricamente o mais difícil e foi preciso chegar às grandes penalidades para conhecer o vencedor. Tal como na final do Campeonato Elite, em futebol de praia, o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal terminou com a vitória da ACD “O Sótão”.
A AD Buarcos 2017 e a equipa nazarena terminaram os três períodos e prolongamento com um empate a três, com golos de atletas da região dos dois lados.
O leiriense André Lourenço pela AD Buarcos 2017 marcou o terceiro golo, enquanto Duarte Vivo e Bernando Lopes (x2) carimbaram para os campeões nacionais. Na decisão por grandes penalidades a ACD “O Sótão” venceu por 5-3, levando a melhor.
Na meia final, a ACD “O Sótão” goleou o GDU Ericeirense por 8-2 e garantiu o acesso a nova final nesta temporada.
Se o resultado da meia final já tinha sido “gordo”, na final, disputada no Complexo de Areia de Vieira do Minho, os nazarenos não facilitaram perante o Vila Flor SC, com o objetivo de conquistar o troféu que faltava na época e na história do clube.
Num jogo intensamente dominado pelos nazarenos, a equipa entrou com toda a força e colocou-se a vencer com golos de Bruno Pola e de Duarte Vivo. Fábio Costa ainda reduziu para a equipa de Bragança. “O Sótão” voltou a marcar, em dose dupla, por Diogo Dias e Tiago Batalha, com Francisco Neto a reduzir ainda no primeiro tempo (4-2).
O segundo tempo foi decisico para o culminar da época 2024/2025. A formação de Edi Milhazes terminou o segundo período a vencer por 9-2 (Bernardo Lopes, Duarte Vivo, Bruno Pola, Francisco Mota e Rui Coimbra). No terceiro período, o ritmo de jogo diminuiu e o golo de Dinis Oliveira fez o resultado final: 10-2.
A ACD “O Sótão” sagrou-se, pela primeira vez, na sua história, vencedor da Taça de Portugal, garantindo o triplete, depois de conquistar o Campeonato de Elite e a Supertaça.
Para chegar à final, o Vila Flor SC deixou pelo caminho o GRAP/Pousos, que não foi feliz e caiu perante o finalista da prova (4-3).