A central de produtos betuminosos elétrica no centro de produção da Lena Agregados, em Fátima, onde também está instalada uma unidade fotovoltaica de autoconsumo, foi agora apresentada após um investimento elegível de 1,9 milhões de euros, em resultado de um projeto aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este investimento “visa alinhar as operações da empresa com as metas europeias de neutralidade carbónica para 2050” e, para além da central elétrica de misturas betuminosas, foi também instalada uma unidade fotovoltaica de autoconsumo composta por 730 painéis solares, permitindo reduzir de forma significativa o consumo de gás natural”, explica em comunicado o Grupo NOV.
Mais de 200 parceiros, entre clientes, fornecedores e colaboradores das empresas da NOV Indústria, tiveram oportunidade de visitar o resultado do projeto no sábado, dia 27, cuja “conclusão marca um novo ciclo de modernização e sustentabilidade industrial na região”.
“A nova central, cuja eletricidade provém maioritariamente de fontes renováveis, representa um passo decisivo no compromisso da Lena Agregados com a sustentabilidade e reforça o posicionamento do grupo como referência nacional na produção de misturas betuminosas de baixo teor de emissões”, refere o comunicado.
Segundo a ficha do projeto “Lena agregados sustentável”, aprovada no âmbito da medida de apoio à descarbonização da indústria, promovida pelo PRR, o “custo total elegível foi de 1,899 milhões de euros, com um apoio financeiro da União Europeia de 1,053 milhões de euros”.
O Grupo NOV considera que, “ao apostar na eletrificação e interligação de sistemas inovadores de produção”, a Lena Agregados “ganha competitividade no sector e contribui ativamente para a transformação verde do tecido industrial português”.
O encontro “serviu ainda de pretexto para a pré-apresentação de uma nova marca, a ser comercializada através da empresa Ecopaint, com soluções de produtos para a construção civil”. “Apresenta uma oferta diversificada e orientada para as necessidades do mercado da construção, através do ensacamento de massas a frio e inertes de calcário, basalto, seixos e areia em balde, saco e big bag”, explica o comunicado.
O Grupo NOV Indústria é composto por cinco empresas, que reúnem capacidades técnicas e profissionais em diversas áreas do ramo industrial: tintas e revestimentos de base aquosa para construção civil e produtos termoplásticos para marcação rodoviária (Ecopaint), betão pronto (Lenobetão), agregados e betuminosos (Lena Agregados), sinalização vertical e horizontal (Viamarca), equipamentos, metalomecânica, manutenção e transportes (Equimetra).