EMMILEA deu os primeiros passos em fevereiro de 2022 para acompanhar utentes do concelho de Ourém ao domicílio, prestando-lhes ajuda a nível social, psicológico e terapêutico. Volvidos três anos e meio, ganhou novo fôlego e evoluiu para uma versão 2.0 que acabou de ser reconhecida pelo programa Portugal Inovação Social 2030.
Dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, o projeto de intervenção comunitária surgiu com o objetivo de adiar a institucionalização de pessoas consideradas grandes dependentes e/ou com demência, em risco de isolamento social e carência socioeconómica, mas que contam com o apoio ao domicílio da família e/ou de cuidadores.
Com este novo apoio financeiro (cerca de 281 mil euros para um investimento global de 380 mil euros), a Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e de Autoajuda (EMMILEA 2.0) irá manter a sua intervenção que assume como “alternativa inovadora ao serviço de apoio domiciliário (SAD) tradicional”, abrangendo também adultos em situação vulnerável e pessoas com incapacidade física.
95
Em três anos e meio, o projeto EMMILEA prestou apoio individualizado a 95 idosos do concelho de Ourém, com visitas regulares ao domicílio e atividades adaptadas a cada utente. Este ano, propõe novas metodologias terapêuticas e alarga a sua intervenção às freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça (Leiria), São Mamede (Batalha) e Minde (Alcanena)
De Ourém a Leiria, Batalha e Alcanena
Além do concelho de Ourém, a equipa está preparada para atuar nas freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça (Leiria), São Mamede (Batalha), e Minde (Alcanena), introduzindo novas metodologias terapêuticas.
O uso de realidade virtual, mindfulness (atenção plena), meditação guiada, reiki e estimulação multissensorial são novas propostas disponíveis “com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos utentes no seu domicílio”, complementando as sessões de musicoterapia e os cuidados de psicologia e de fisioterapia prestados, entre outras atividades, pela equipa.
Até à data, o projeto EMMILEA, que também conta com o apoio de 42 investidores sociais, entre entidades públicas e privadas, acompanhou 95 idosos, podendo intervir junto de 40 utentes em simultâneo até fevereiro de 2028.
Integram a equipa Carolina Reis, técnica de Serviço Social, Preciosa Santos, psicóloga, Joana Fonseca, fisioterapeuta, Patrícia Jorge, terapeuta ocupacional, e Inês Ferreira, musicoterapeuta, sob a coordenação de Diana Silva.
A adesão ao EMMILEA é totalmente gratuita para os utentes e famílias, que podem obter mais informações junto da equipa através do telefone 910 979 855 ou pelo email
emmilia@misericordiafatimaourem.com