O prémio Nobel da Literatura de 2025 foi atribuído ao escritor húngaro László Krasznahorkai, anunciou hoje a Academia Sueca. O laureado com o Nobel vai estar, dentro de dias no distrito, em Óbidos, para participar em mais uma edição do Fólio.
O anúncio do vencedor do Nobel da Literatura de 2025 foi hoje feito com a habitual pontualidade pelo secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, que justificou a escolha de László Krasznahorkai “pela sua obra convincente e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Em 2024, o escolhido pela academia foi a sul-coreana Han Kang. O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.
A presença de László Krasznahorkai no Fólio estava já anunciada, fazendo subir para três os laureados com o Nobel presentes no certame.
O escritor húngaro deverá participar, dia 19, domingo, pelas 17 horas, numa iniciativa subordinada ao tema “morte” e que contará ainda com Lionel Shriver e Rui Cardoso e que será moderada por Isabel Lucas.

Organizado pelo município de Óbidos, em parceria com a empresa municipal Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Fundação Inatel, o Fólio teve a sua primeira edição em 2015, apenas interrompido em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O certame arranca hoje, dia 9 e prolonga-se até domingo, dia 19.