A Cruz Vermelha Portuguesa reforçou a sua presença no norte do distrito de Leiria com a criação de uma extensão da Delegação de Alvaiázere em Ansião, focada no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
A nova estrutura pretende aproximar a resposta social da realidade local e articular o trabalho com o gabinete de Ação Social e o CLDS, estando também aberta à integração de novos voluntários.
A criação da extensão, que teve a sua primeira presença pública nas Festas do Concelho de Ansião, surgiu da dificuldade em dar resposta, a partir de Alvaiázere, a uma área geográfica que abrange ainda os concelhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, onde foi igualmente criada uma extensão, “reflexo do nosso compromisso com as comunidades”, sublinha Manuel Pachon David, presidente da Delegação de Alvaiázere.
Coordenada por Catarina Parracho, Paula Cotrim e Marisa Teixeira, a equipa de Ansião conta já com mais de duas dezenas de voluntários.
O foco imediato passa pela distribuição de bens de primeira necessidade, vestuário e apoio técnico, com a previsão de alargar futuramente a intervenção ao apoio psicossocial e a outros projetos de inclusão social.