Após os resultados das eleições autárquicas, Paulo Ventura, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Leiria, destacou o crescimento da força liberal no concelho, que passou a ser a quarta força política local. Em declarações feitas à contagem dos votos, Ventura revelou ter tentado contactar o vencedor, Gonçalo Lopes, mas sem sucesso: “Eu liguei-lhe, ele não atende, está na festa. Amanhã tenho que ter um contacto com ele”, afirmou, demonstrando abertura ao diálogo pós-eleitoral.
Desde logo, o candidato liberal agradeceu aos eleitores de Leiria pela confiança depositada:
“Antes de mais, quero agradecer aos leirienses por confiar em nós com o seu voto. Cada voto investido representa a vontade de construir uma Leiria mais liberal, mais moderna, mais europeia e com melhor qualidade de vida.”
O desempenho da IL superou as expectativas: além de eleger dois membros para a Assembleia Municipal, a lista liderada por Ventura conquistou representação em cinco das seis assembleias de freguesia do concelho – incluindo uma posição estratégica na freguesia da Carreira.
“Em algumas delas, como é o caso da Carreira, teremos um papel que será inestimável naquilo que será a governação da freguesia”, sublinhou. Referiu ainda o caso da freguesia de Amor, onde antevê uma colaboração mais próxima com o executivo eleito, em detrimento do Chega.
Apesar da vitória socialista, Ventura não hesitou em felicitar Gonçalo Lopes:
“Quero também cumprimentar o candidato do Partido Socialista pela sua vitória e desejar-lhe sucesso na promoção dos destinos do nosso concelho. Porque quando Leiria ganha, ganhamos todos.”
Na sua intervenção, não esqueceu os agradecimentos pessoais: à família, pelo apoio durante meses de ausência e aos seus colegas de partido pelo “trabalho incansável”. Contudo, Paulo Ventura não deixou de criticar a cobertura mediática local.
“Durante meses, muitas das nossas propostas não tiveram o espaço que os leirienses mereciam”, lamentou, defendendo que “numa democracia saudável, em que a comunicação social funciona de forma isenta, a posição do executivo não pode ser a única a ser divulgada, em especial em matérias estruturantes para o concelho”. Ainda assim, reconheceu exceções:
“É justo reconhecer o trabalho de imparcialidade e neutralidade demonstrado quer pela Agência Lusa, quer pela Diário de Leiria, a quem deixo o meu agradecimento.”
Encerrando o discurso com determinação, Paulo Ventura reafirmou o compromisso da IL com uma política construtiva:
“Continuaremos a trabalhar, apresentando propostas construtivas por Leiria, porque só assim faz sentido para nós fazer política.”
Com este resultado, a Iniciativa Liberal consolida-se como uma alternativa liberal e moderna no panorama autárquico leiriense – e Paulo Ventura, o “Ventura Bom”, assume-se como voz cada vez mais influente na governação local.