“Ganhámos em quase todas as freguesias, menos numa [Bidoeira de Cima]. Foi o maior número de votos alguma vez alcançado pelo PS em autárquicas”, destacou Gonçalo Lopes no final da noite eleitoral, reportando-se à votação para a Câmara de Leiria.
Para o candidato, reeleito pela segunda vez com maioria absoluta, o PS conquistou um “resultado histórico”, que se traduziu em 37.069 votos (54,11%) dos votos (mais 5.411 votos do que em 2021), apesar da perda de um de oito vereadores para o Chega.
Os resultados indicam ainda a eleição de 16 deputados socialistas à Assembleia Municipal (menos dois do que no mandato cessante), enquanto o PSD mantém nove mandatos e o CDS-PP um, o Chega passa a ter cinco representantes (mais três) e a Iniciativa Liberal dois (mais um). Em contrapartida, o BE, que concorreu nestas eleições em Leiria em coligação com o Livre e o PAN (coligação Avançar Leiria) perdeu o seu único deputado, assim como a CDU.
No que toca às freguesias, que passaram de 18 para 20 com a desagregação das uniões de Monte Redondo e Carreira e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, o PS “canta” vitória em 17, tendo “recuperado” as duas últimas para os socialistas. Perdeu, no entanto, a União de Freguesias de Parceiros e Azoia para o PSD, que voltou a ganhar na Bajouca e em Bidoeira de Cima.
Rondavam as 23h30, já os resultados do concelho estavam apurados, quando Gonçalo Lopes – que não marcou presença na sede de campanha – foi recebido efusivamente por dezenas de militantes e apoiantes no Mercado Santana, afirmando-se convicto de que os leirienses “falaram com clareza”, “confiaram em nós” e “querem continuar este caminho”.
“Esta é a vitória da humildade. A vitória do trabalho sobre o ruído, da verdade sobre a demagogia, da proximidade sobre o populismo”, afirmou no seu discurso, em que também enalteceu a participação de oito candidaturas à Câmara de Leiria. “É um sinal forte de vitalidade democrática e de pluralidade”, frisou, prometendo “honrar cada voto com trabalho, com resultados e com verdade”.






Notícia corrigida com indicação da única freguesia do concelho (Bidoeira de Cima) onde a votação no PS para a Câmara de Leiria foi inferior à do PSD