O Grupo Carnavalesco Taful prestou homenagens a duas personalidades ligadas ao Carnaval da Nazaré durante um encontro realizado no passado sábado, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. “Quim-Zé” Batalha foi destacado pelos 40 anos dedicados a documentar a festa em imagem, enquanto António José Hilário foi homenageado a título póstumo, com o troféu entregue à filha, Ana Hilário.
A palestra centrou-se na necessidade de conciliar preservação e modernidade, defendendo que o Carnaval continue a ser um símbolo da identidade cultural da Nazaré, mas com maior planeamento e envolvimento da comunidade e das escolas, avança a autarquia, em comunicado. A iniciativa pretende criar projetos educativos e artísticos que reforcem o valor cultural e económico da festa.
Entre as diversas figuras ligadas à tradição carnavalesca da vila, marcaram presença Armanda Hilário, Gisélia Pedroso, Natacha Estrelinha, Paula Galego, Armando Hilário, Carlos Maranhão, Cristiano Vagos, Henrique Hilário Guincho e Luís Mendes.
Com 21 anos de atividade, o Grupo Taful continua a afirmar-se como guardião da tradição e agente de inovação, promovendo o Carnaval da Nazaré dentro e fora da vila, com o objetivo de transformar a festa num produto cultural sustentável, capaz de unir gerações e projetar a Nazaré além-fronteiras.