A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Cardosos, em Leiria, aderiu à campanha “Luzes que Salvam Vidas”, promovida pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), no âmbito das celebrações do Dia Mundial do AVC, e, na próxima quarta-feira, dia 29, irá iluminar o edifício sede em tons de vermelho e azul.
A iniciativa simbólica pretende sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção e do reconhecimento precoce do AVC em Portugal e reforçar a importância de reconhecer rapidamente os sintomas, contribuindo para desfechos mais favoráveis em casos de AVC.
“Com esta iniciativa, queremos levar a mensagem de prevenção e alerta a um público amplo, mostrando que o AVC é um problema de saúde pública que nos afeta a todos”, explica Cristina Duque, embaixadora nacional da SPAVC para o Dia Mundial do AVC.
“A iluminação de edifícios emblemáticos, com as cores azul e vermelho, é uma forma simbólica e impactante de lembrar a população sobre os riscos do AVC e a importância de agir rapidamente quando surgem sinais de alerta”, acrescenta a neurologista da ULS Matosinhos.

Além de Leiria, onde este domingo, dia 26, foi organizada uma caminhada, outros locais como Lisboa, Porto, Famalicão, Amarante, Guarda, Loures e Benfica vão aderir à iniciativa.
Para além dos edifícios públicos, em comunicado, a SPAVC informa que a ação é extensível a todos os cidadãos, que podem acender a luz da sua casa ou edifício e juntar-se ao movimento de prevenção e consciencialização. “Cada luz acesa torna-se um símbolo de alerta e esperança, lembrando que o AVC pode ser prevenido e que agir a tempo salva vidas”, refere a nota de imprensa.