O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), tutelado pelo município da Batalha, vai passar a contar com novas ferramentas de acessibilidade, de forma a tornar a experiência museológica mais inclusiva.
Os novos recursos, desenvolvidos em colaboração com a especialista Desirée Nobre, “representam mais um passo no compromisso do Museu em tornar os seus espaços e conteúdos mais inclusivos, garantindo que cada visitante encontra ferramentas que facilitam a experiência museológica”, lê-se em nota de imprensa.
A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro. No MCCB, a data será assinalada este domingo, dia 7, com a inauguração dos novos recursos e um espetáculo musical protagonizado pela Casa do Mimo, IPSS da Batalha que apoia crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
O espetáculo “Os Mimos” decorre em vários espaços do museu e conta com a colaboração da cantora e professora de música Inês Bernardes. Nesta performance, a música “surge como uma ponte entre talentos, emoções e diferentes formas de estar no mundo”.
“Com esta iniciativa, o MCCB reafirma o seu compromisso com uma cultura aberta a todos, celebrando a acessibilidade e sensibilizando para a diversidade”, destaca Ana Moderno, conservadora do museu citada em comunicado.
Para o MCCB, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem sido, ano após ano, “uma oportunidade para aprofundar práticas acessíveis, criar novos recursos e envolver a comunidade num diálogo contínuo sobre direitos, participação e igualdade”.
As comemorações arrancam às 15 horas e a entrada é gratuita, mediante inscrição através do email acasadomimo@gmail.com.