Um grupo de origem chinesa está a instalar uma unidade de produção de embalagens de cosméticos de gama alta nas antigas instalações de uma empresa de moldes localizada na freguesia da Maceira, no concelho de Leiria.
O investimento da Shyahsin Packaging Industry Portugal supera os 16,86 milhões de euros e entrará em funcionamento no final do próximo ano, produzindo embalagens para “as principais empresas de cosméticos da Europa”, como anunciou, em janeiro, o presidente da câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
A unidade do Grupo SHP tem um apoio de 2,86 milhões de euros (17% do total) através do programa de fundos europeus Compete 2030, conforme revelou o jornal ECO, podendo ainda obter benefícios fiscais, pois está prevista a assinatura de um contrato com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Segundo um despacho do secretário de Estado da Economia, publicado em novembro no Diário da República, o projeto é apoiado por se “tratar de uma operação de interesse estratégico para a economia nacional ou de determinada região”.

“A operação reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros, o que motivou a aprovação da respetiva proposta negocial, integrando, nomeadamente, o incentivo máximo a conceder, a taxa e a forma de apoio, bem como as condições para a respetiva concessão”, explica o despacho, datado de 19 de novembro e assinado pelo secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
A AICEP, em representação do Estado português, e a Shyahsin Packaging Industry Portugal “concluíram as negociações do contrato de investimento e acordaram a respetiva minuta final, após o que, em 20 de outubro deste ano, foi emitida, por parte do Compete 2030, a decisão de aprovação do incentivo”.
A Shyahsin Packaging Industry Portugal é a sociedade promotora do investimento, e a Shamrock (HK) Limited também esteve envolvida nas negociações com a AICEP, “na qualidade de sócia e de casa-mãe”, adianta o Diário da República.
No início deste ano, o presidente da câmara de Leiria anunciou que as antigas instalações da Dexprom Engenharia, onde laborava uma empresa de moldes, iriam ser “transformadas numa das maiores fábricas de embalagens de produtos cosméticos, servindo as principais empresas da Europa, como a L’Oréal”.

Em maio, quando visitou as instalações, já sob intervenção da Shyahsin Packaging Industry Portugal, Gonçalo Lopes anunciou tratar-se de “um investimento estrangeiro de elevada relevância para a dinâmica industrial do concelho”.
“A decisão do Grupo SHP — com operações estabelecidas na Europa, China, México e Estados Unidos — de instalar uma nova unidade em Leiria, com criação de mais de uma centena de postos de trabalho, representa a criação de valor económico e emprego qualificado”, referiu.
Na sua perspetiva, “é também o fortalecimento da inserção do concelho nas cadeias de valor globais, num sector marcado por exigentes padrões de qualidade e engenharia avançada”.