Já foi assinado o protocolo que formaliza a concessão da creche da Assanha da Paz à APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância, de Pombal, mas ainda não há data prevista para a abertura da nova creche na freguesia de Almagreira.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, a presidente da direção da APEPI explica que a creche está pronta para abrir portas em termos do edificado, mas falta equipar as salas com materiais didáticos, definir o regulamento interno com a junta de freguesia e concluir a parte mais burocrática do processo.
Teresa Pereira da Silva diz que a associação está a reunir toda a documentação necessária e que em breve será feita uma reunião com a junta local para discutir o regulamento interno. Embora as regras ainda não estejam definidas, já se sabe que a creche irá dar prioridade às crianças da freguesia de Almagreira. Depois, serão seguidos os critérios que vigoram a nível nacional.
Até ao momento, a creche já tem mais de 50 inscrições – número que supera a lotação do estabelecimento. Recorde-se que esta valência terá capacidade para acolher 42 crianças: 10 em berçário e 32 na sala de atividades, sendo que haverá uma sala para crianças até aos 24 meses e uma outra sala para crianças com idades entre os 24 e os 36 meses.
Embora a inexistência de data de abertura, Teresa Pereira da Silva promete que irá “acelerar o processo”.