O antigo ministro da Justiça, Alberto Costa, apresenta, este sábado, dia 17 (17h), o livro “Visto da Foz – Crónicas”, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
A obra reúne quatro dezenas de crónicas publicadas nos jornais Gazeta das Caldas e Região de Cister, onde o autor cruza vivências pessoais com episódios marcantes da vida coletiva.
Os textos entrelaçam desafios por resolver, memórias do passado, exemplos de imobilismo e de mudança, bem como reflexões sobre realidades locais, nacionais e globais, num mundo em permanente transição.
A sessão integra-se no programa “Leiria Convida” e será pretexto para uma conversa com o autor a propósito de diversos episódios históricos de que Alberto Costa fez parte ou assistiu.
Natural de Évora de Alcobaça, Alberto Costa estudou e realizou o estágio em advocacia em Leiria. Esteve ativamente envolvido no movimento estudantil contra a ditadura, foi candidato a deputado pela Oposição Democrática, tendo sido excluído da lista de Leiria pela polícia política e posteriormente preso. No 25 de Abril de 1974 encontrava-se exilado.
Em democracia, foi ministro da Administração Interna (1995–1997) e ministro da Justiça (2005–2009), tendo sido deputado à Assembleia da República em várias legislaturas.