António José Seguro foi o candidato mais votado nas eleições presidenciais de hoje no distrito de Leiria com 29,17% do votos (72.835 votos).
O segundo candidato mais votado foi André Ventura com 23,08% (57.635 votos), e o terceiro foi João Cotrim de Figueiredo, com 17,25% dos votos (43.085), segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral.
Tal como acontece à escala nacional, António José Seguro e André Ventura são os dois candidatos, entre os 11 que se apresentaram a sufrágio, que seguem para a segunda volta das eleições presidenciais, agendada para 8 de fevereiro, e a segunda que se realiza na história da democracia em Portugal – a primeira foi em 1986, entre Freitas do Amaral e Mário Soares.
Dos 17 concelhos que compõem a região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém, no distrito de Santarém), António José Seguro venceu em onze- Alcobaça, Ansião, Bombarral, Castanheira de Pera, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos e Peniche – , enquanto André Ventura foi o mais votado em seis – Alvaiázere, Batalha, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.
Foi no concelho onde reside, Caldas da Rainha, que António José Seguro conseguiu a maior percentagem, 44,49%, com mais 24 pontos percentuais do que o segundo candidato mais votado, André Ventura (20,06%).
Já o líder do Chega conseguiu o melhor resultado em Ourém, com 28,69% dos votos, mais 9 por cento do que António José Seguro.

Leiria que foi, durante muitos anos, um distrito com maior tendência social-democrata, não acompanhou essa história, nem o candidato apoiado pelo PSD, Luís Marques Mendes, um dos derrotados da noite eleitoral. Não foi além do quinto lugar, com apenas 12,66% dos votos.
A nível nacional, Luís Marques Mendes, com apenas 11% nas eleições presidenciais, ficou muito longe do mais baixo resultado de sempre de um candidato apoiado pelo PSD, 34,6%, e também a grande distância dos resultados mais recentes da AD.
Quem também assumiu a derrota foi João Cotrim de Figueiredo, que teve 17,25% dos votos. Chegou a conquistar algumas freguesias, mas o resultado não foi suficiente para conseguir chegar à segunda volta, que tinha como objetivo.
Entre os cinco mais votados, Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes dividiram o quarto e o quinto lugares mais votados. O primeiro atingiu o terceiro melhor resultado em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, enquanto Marques Mendes conseguiu um único segundo lugar no concelho de Alvaiázere.
Os restantes seis candidatos contabilizaram um total de 5% dos votos, pela seguinte ordem: Catarina Martins, Manuel João Vieira, António Filipe, Jorge Pinto, André Pestana e Humberto Correia.
No distrito de Leiria, a taxa de abstenção situa-se nos 37,9%. Foram ainda contabilizados 3.426 votos brancos e 3.007 votos nulos.