A Proteção Civil da Nazaré decidiu, como medida preventiva e depois de ter sido emitido para a região um aviso vermelho devido à agitação marítima, encerrar ou condicionar o acesso a várias zonas da vila.
O acesso ao Forte de São Miguel Arcanjo estará encerrado amanhã, sexta-feira, e sábado, com “condicionamentos adicionais na tarde de quinta-feira [hoje] e no domingo”. Adicionalmente, estará condicionado a passagem pedonal e automóvel na estrada que liga o Sítio ao Forte.
O Município adianta também, numa publicação partilhada no Facebook, que está “encerrado o estacionamento e interdito o acesso ao parque junto ao Molhe Norte”.
Por fim, e consoante as condições meteorológicas, poderá ser interdita a passagem do trânsito na marginal junto à praia, “com apelo à retirada de viaturas estacionadas”.
O distrito de Leiria estará sob aviso vermelho, o mais grave do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 21 horas de amanhã, dia 23, e às 3 horas de sábado, dia 24.
As previsões apontam, para esse período, para “ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima, com período de pico de 15/16 segundos”.
Depois, o aviso passará a laranja, até às 7 horas de domingo, dia 25, tendo em conta a probabilidade da existência de “ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima”.
Neste momento, o território encontra-se sob aviso laranja, até às 21 horas de amanhã.
O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.