O centro de lançamentos de Leiria ficou hoje inundado após o alagamento do rio Lis, provocado pela precipitação intensa.
As condições meteorológicas adversas que estão a afetar todo o país, com a passagem da depressão Joseph, têm levado ao alagamento dos campos do Lis e à inundação de várias estradas no concelho de Leiria. Esta manhã, a cidade acordou com o Centro Nacional de Lançamentos completamente inundado, com alguns equipamentos a “boiar”.
Segundo Luís Lopes, vereador da Câmara de Leiria, quando há precipitação intensa é habitual que esta zona fique inundada, sendo que foi criada também com esse propósito: “É para isso que ele também serve. Sempre que há subida de caudais estes equipamentos ficam impraticáveis”, diz o vereador, referindo-se ao facto desta zona, assim como o Parque Verde e o Jardim da Almuinha Grande terem sido criados níveis abaixo do centro da cidade, de forma a reterem a água, servindo como “esponja”.
Luís Lopes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, disse esta manhã ao REGIÃO DE LEIRIA que há já várias estradas cortadas, nomeadamente entre Regueira de Pontes e Ortigosa, devido à “rutura de um dos diques da margem esquerda”. Naquela zona, os campos do Lis estão “debaixo de água”. E há também inundações na zona do Vidigal e junto ao pavilhão da Juventude Desportiva do Lis, acrescenta.



















Fotos: ML, CF, MB, MR, TL
O vereador adianta ainda que estão várias equipas na rua a avaliar as situações por todo o concelho.
Num balanço enviado às redações esta manhã, a Câmara de Leiria acrescenta ainda que está encerrado o percurso Polis, na zona de São Romão, junto à Ponte Euro 2004; o trânsito está cortado na estrada da Barosa, entre o Shopping NorteSul e o restaurante Vitória, junto à ponte das Mestras. A rua de Santa Clara também está interdita ao trânsito, entre a urbanização Santa Clara e a estrada da Barosa.
Devido ao galgamento do rio, o acesso à estrada Campos do Lis também teve de ser cortado, desde a Serra de Porto Uso ao cruzamento para os Barreiros, em Amor. A rua do Arraial, nos Andrinos, e os acessos à nascente do rio Lis estão igualmente vedados.
Desde a meia-noite até às 9h30 desta terça-feira, foram registadas 31 ocorrências no concelho de Leiria, entre limpezas de via, quedas de árvores, inundações de estruturas, entre outras.







Almagreira com estradas cortadas
Também no concelho de Pombal se estão a registar constrangimentos provocados pela forte precipitação que está a atingir a região, e o país, nas últimas horas.
“Devido a galgamento do rio Arunca, a estrada de acesso a Almagreira (entre os lugares de Simões e Lagares) e a estrada de acesso aos Reis encontram-se interditadas, vigorando um corte total de trânsito”, informaram a Câmara de Pombal e a junta de freguesia.
Segundo a autarquia, os “cortes de trânsito podem ser acompanhados na plataforma Waze, na sequência da parceria que o Município de Pombal estabeleceu com o Waze/Google, no âmbito do projeto “Waze for Cities”, especialmente criada para municípios, entidades gestoras de estradas e meios de socorro”.


