Cerca de 150 bombeiros de várias corporações do país juntaram-se esta sexta-feira aos cerca de 250 operacionais do concelho que estão no terreno para apoiar nas operações de proteção e socorro.
Segundo avançou o vereador Luís Lopes ao REGIÃO DE LEIRIA, estão esta tarde 406 operacionais no concelho, incluindo elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, empenhados em corte de árvores, desbastes, remoção de estruturas, mas também no transporte de pessoas.
O pedido de ajuda foi correspondido por corporações de Aveiro, Viseu e das regiões do Alto Minho, Douro e Alentejo.
“Pedimos grupos de reforço por este país fora, a apoiar-nos em duas funções distintas. Temos pessoas dedicadas ao corte de árvores, desbastes e estruturas e temos também grupos com ambulâncias de transporte múltiplo que vieram para dar uma ajuda nas deslocações, no apoio a idosos e pessoas que precisam de transporte para fazer diálise e com ambulâncias de socorro para situações de emergência” e ambulâncias de socorro que são acionadas por nós”, adiantou Luís Lopes.
“É uma reposta complementar à nossa capacidade atual” que permite ainda garantir a todos os bombeiros períodos de descanso.
Segundo o autarca, “estes recursos irão manter-se pelo menos mais 24 horas de modo também a garantir que todos possam ter períodos de descanso” para poderem voltar a atuar.




