Face ao elevado risco de inundação previsto a partir da meia-noite, derivado de muita precipitação acompanhada por rajadas de vento na ordem dos 80km/h, o município de Pombal emitiu na tarde deste domingo, dia 1, uma série de recomendações à população.
A autarquia pede aos munícipes que residem em zonas de cheias para retirarem os veículos das garagens, podendo estacionar os mesmos no parque do Expocentro ou no Aquaparque.
Todas as pessoas que residam em zona de inundação devem também, se possível, “procurar outro local para pernoitar ou, caso não seja possível, devem proteger as suas habitações e manter-se vigilantes”.
A população vulnerável, como idosos, pessoas acamadas e com mobilidade reduzida, que vivam em zonas de risco de inundação, “devem ser retirados das suas habitações e pede-se aos familiares para que os recolham nas suas casas”.
“Caso não haja retaguarda familiar de apoio, as pessoas vão ser acolhidas na ETAP [Escola Tecnológica e Profissional de Pombal], no parque industrial Manuel da Mota”, adiantou a vice-presidente da Câmara, Isabel Marto.
Segundo Isabel Marto, os técnicos dos serviços de ação social do município e a GNR estão já no terreno a fazer o levantamento dos casos que requerem acolhimento na ETAP.
A autarquia informa ainda que o centro logístico criado para apoiar as pessoas afetadas pela passagem da depressão Kristin passa a funcionar, a partir das 19 horas de hoje, dia 1, na Escola Marquês de Pombal.
“Estamos a preparar-nos para prevenir impactos comparáveis às cheias de 2006. Por isso apela-se à população para que se protejam, protejam os seus bens e estejam alerta”, conclui Isabel Marto.