Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Alvaiázere

Exército reforça apoio às populações em cinco municípios do distrito de Leiria

Limpeza e desobstrução, restabelecimento de comunicações, apoio energético, alojamento e reforço de segurança são algumas das prioridades dos pelotões de intervenção que estão no terreno.

FOTO: EP

Seis pelotões de intervenção do Exército vão hoje reforçar as equipas que estão no terreno em três concelhos da região. Leiria, Marinha Grande e Figueiró dos Vinhos vão receber os militares, que se vão dedicar a trabalhos de remoção de escombros e limpeza.

A informação é avançada pelo porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Parcelas, relembrando que o trabalho está a ser desenvolvido em coordenação com as entidades competentes.

Ontem, os elementos deste ramo das Forças Armadas esteve em cinco municípios, “com ações centradas em engenharia, limpeza e desobstrução, restabelecimento de comunicações, apoio energético, alojamento e reforço de segurança”.

Estiveram empenhados 375 militares no terreno e 281 militares em prontidão, em apoio às populações e às autoridades civis.

Figueiró dos Vinhos, uma das zonas mais atingidas pela depressão Kristin, foram instalados módulos Starlink para “restabelecer conectividade em áreas afetadas, suportando comunicações de emergência e coordenação operacional”. O Exército está também a realiza a ligação de internet das freguesias de Arega, Campelo e Aguda e a “reforçar ligações de comunicações para assegurar continuidade e redundância”.

Na Marinha Grande, os militares estiveram a trabalhar na remoção de escombros e obstáculos, recuperação de itinerários e apoio a trabalhos urgentes em áreas críticas; instalaram um módulo de alojamento com energia para acolhimento temporário com 70 camas; e garantiram a energia e iluminação para apoiar a logística de continuidade) em contexto de operação prolongada.

No concelho de Leiria, o pelotão está a “executar tarefas operacionais de apoio no terreno, orientadas para limpeza, reposição de condições de segurança e apoio a necessidades prioritárias” e patrulhas de vigilância e dissuasão, com “presença visível e preventiva, contribuindo para tranquilidade pública e sinalização de riscos”.

Em Alvaiázere foram instalados três módulos de energia e iluminação para “fornecimento temporário de energia e iluminação para estruturas e pontos essenciais, mitigando falhas de rede” e estão a prestar apoio a bombeiros locais.

Em Pombal, o pelotão do Exército está empenhado na remoção de escombros e limpeza, para libertar vias e zonas afetadas.

“O Exército mantém-se disponível para ajustar o dispositivo, assegurando uma resposta coordenada e contínua no apoio às populações”, informa o porta-voz.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.