Os efeitos da depressão Kristin podem afetar recursos essenciais como a água, a alimentação e o tratamento de esgotos, e colocar em perigo a segurança das população.
Considerando existirem vários riscos para a saúde das pessoas, o Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) partilhou, esta quarta-feira, um conjunto de recomendações e cuidados a ter com o consumo e utilização da água, alimentação, saneamento, energia e segurança pessoal.
Cuidados essenciais com a água
- A água da rede pública, nas zonas já abastecidas, está a ser regularmente monitorizada quanto à sua qualidade e, segundo informações das autoridades e entidades oficiais, é considerada segura para consumo humano.
- Em situações em que as canalizações tenham estado interrompidas, poderá verificar-se alguma turvação da água. Nestes casos, deve deixar a água correr até que se apresente incolor, antes de a consumir. Em caso de dúvida, utilize água engarrafada.
- Não beba, não lave alimentos nem escove os dentes com água proveniente de fontes não ligadas à rede pública, salvo confirmação oficial da sua segurança.
- Sempre que não esteja disponível água da rede pública, utilize água engarrafada, se possível.
- Se a água tiver proveniência diferente das situações referidas, deve ser fervida durante 10 minutos antes do consumo.
- É desaconselhado o consumo de água proveniente de fontanários não ligados à rede pública ou de poços não vigiados em termos de qualidade.
Cuidados com o saneamento
- Não despeje águas residuais (nomeadamente com produtos de limpeza) em solos, ribeiros ou linhas de água.
- Mantenha o lixo doméstico e os resíduos sanitários afastados de fontes de água.
Cuidados com a alimentação
- Lave bem as mãos antes de manusear alimentos.
- Avalie cuidadosamente o estado dos alimentos antes do consumo.
- Não consuma alimentos com alterações de cheiro, cor, textura ou consistência.
- Caso não disponha de alimentos ou água potável, procure apoio junto de vizinhos, junta de freguesia, proteção civil, profissionais de saúde ou forças de segurança.
- Quando a energia elétrica for restabelecida, os alimentos que ainda apresentem cristais de gelo ou se mantenham frios como se estivessem refrigerados poderão, na maioria dos casos, ser cozinhados ou recongelados, devendo cada situação ser avaliada individualmente.
Cuidados com a energia
- Não ligue aparelhos elétricos enquanto existir água acumulada no interior da habitação ou junto aos equipamentos.
- Evite o uso de velas para iluminação, devido ao risco acrescido de incêndio. Sempre que possível, utilize lanternas ou iluminação a pilhas.
- Nunca utilize geradores, grelhadores ou fogareiros em espaços fechados ou mal ventilados (habitações, garagens ou caves), devido ao risco potencialmente fatal de intoxicação por monóxido de carbono, uma emergência médica grave.
- Evite tocar em fios elétricos caídos ou remover estruturas em contacto com os mesmos.
Segurança durante tempestades
- Evite circular ou permanecer em encostas, taludes, terrenos inclinados ou áreas com solos saturados pela chuva, devido ao risco de deslizamentos de terra.
- Afaste-se de zonas com histórico de instabilidade.
- Esteja atento a sinais de instabilidade do solo, como fendas, muros inclinados, queda de pedras ou árvores.
- Evite subir a telhados, salvo em caso de necessidade imperativa, adotando todas as medidas de segurança para prevenção de quedas.
- Siga sempre as orientações das autoridades competentes, nomeadamente Proteção Civil, IPMA e Autoridades de Saúde.
- Evite exposições desnecessárias aos perigos associados à tempestade, mantendo-se em locais seguros.
Segurança nos trabalhos de limpeza e reconstrução
- Durante as limpezas, evite manusear telhas ou placas antigas de fibrocimento (amianto), comuns em habitações anteriores a 2005, uma vez que a sua fragmentação liberta poeiras perigosas para a saúde respiratória. Não quebre, corte ou varra estes materiais e afaste pessoas e animais. Sempre que possível, recorra a profissionais especializados.
- Utilize luvas resistentes e, sempre que possível, botas impermeáveis ou de borracha durante a remoção de destroços.
- Reforce a vigilância das crianças, impedindo que brinquem em zonas com entulho, telhas partidas, metais ou vidros, garantindo a utilização de calçado adequado.