O município do Pombal vai realizar as eleições presidenciais no domingo, apesar das condicionantes decorrentes da falta de energia e comunicações, mas alerta para a injustiça de grande parte da população não ter conseguido acompanhar a campanha.
Por causa das consequências do mau tempo, já três municípios decidiram adiar a realização das eleições presidenciais de domingo: Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã.
Em comunicado, a Câmara Municipal do Pombal informa que a decisão foi tomada na quinta-feira na reunião diária do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), onde têm assento várias entidades, incluindo o executivo municipal e as juntas de freguesia.
Na nota, a autarquia diz que estão reunidas as condições físicas para-a realização do ato eleitoral, mas que não está garantido o direito do período de reflexão, tendo em conta que a maioria dos habitantes está preocupada em resolver os estragos nos seus bens causados pelo mau tempo.
Insiste que esta situação cria uma “tremenda injustiça” para grande parte da população do concelho, que não conseguiu acompanhar a campanha eleitoral em igualdade de oportunidade com o restante território nacional devido às condicionantes do mau tempo.
Tendo em conta a falta de acesso às redes de energia e de comunicações, refere que 85% da população do concelho se sente ”defraudada do seu direito ao voto através de uma escolha tranquila, consciente e informada”.
Contudo, a autarquia sublinha que um eventual adiamento de sete dias – previsto pela lei – não iria criar oportunidades para que esta situação se alterasse.
“Os autarcas decidiram responder ao Estado e à democracia com responsabilidade, eficácia e sentido de Estado”, refere a autarquia, destacando que, em conjunto, município, trabalhadores e freguesias farão um “esforço hercúleo” para garantir o ato eleitoral, apesar do “desgaste psicológico de toda a comunidade”.
Apesar do pedido de um dos candidatos presidenciais para que se adiasse a data das eleições na globalidade do país, a lei eleitoral não o permite, possibilitando apenas que isso aconteça em determinadas localidades atingidas por intempéries.
Toda a região regista dificuldades idênticas às do concelho de Pombal, devido à passagem das depressões Kristin e Leonardo, que causaram vários estragos e dificuldades no fornecimento de água, eletricidade e comunicações.
Ainda assim, em Leiria, a autarquia anunciou hoje que as eleições presidenciais vão decorrer no próximo domingo, como previsto, mas apenas com algumas alterações das mesas de voto.
Na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, os eleitores que habitualmente votam na Escola D. Dinis deverão deslocar-se à Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.
As mesas da Barreira vão estar a funcionar no Salão Paroquial da Barreira.
Os cidadãos que votam no pavilhão dos Pousos, uma vez que naquele local está a funcionar na última semana um dos centros de operações criado pelo Município para responder aos pedidos de ajuda resultantes da depressão Kristin, devem deslocar-se ao pavilhão do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus.
Na freguesia de Marrazes e Barosa, as mesas de voto 1 a 19 são tranferidas para a Escola Básica José Mattoso.
Em Colmeias e Memória, os eleitores da Igreja Velha podem exercer o direito de voto no pavilhão desportivo municipal das Colmeias e na Memória as mesas de voto estarão na Escola EB1 da Memória.
Em Milhares, todas as mesas vão funcionar no Instituto de Solidariedade Social dos Milagres, enquanto em Regueira de Pontes serão transferidas do edifício da Junta de Freguesia para o Salão Paroquial de Regueira de Pontes.
Também no concelho da Marinha Grande há ajustes nos locais de voto, de forma a “garantir o normal funcionamento do processo eleitoral e facilitar o acesso dos eleitores”, informa o Município.
Na freguesia da Marinha Grande, as mesas de voto estão situadas na Escola Básica Guilherme Stephens, na Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura e na Associação MOHER (São Pedro de Moel).
A freguesia da Moita terá as mesas de voto na Escola Básica da Moita, enquanto em Vieira de Leiria, as urnas estão distribuídas pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira e Centro Pastoral N. Senhora D’Ajuda – Passagem.