Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Campanha de solidariedade Reerguer Leiria já disponibilizou gratuitamente 300 mil telhas

Município entregou a 35 mil pessoas lonas e mangas plásticas, a partir do material adquirido e doado a Leiria.

FOTO: Joaquim Dâmaso

 A campanha de solidariedade Reerguer Leiria para acudir aos lesados da depressão Kristin já permitiu ajudar 8.677 famílias com alimentos e artigos de higiene e disponibilizar gratuitamente 300 mil telhas, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, o vereador Carlos Palheira disse que, em lonas e mangas plásticas para cobertura dos telhados destruídos, o município cedeu gratuitamente material a 35 mil pessoas, num total superior a 1,5 milhão de metros quadrados.

Relativamente à entrega de telhas, o autarca indicou que já foram disponibilizadas mais de 300 mil a 6.000 contribuintes, acrescido de outros materiais como cimento, cordas e espumas de poliuretano.

“Muitos destes materiais foram oferecidos ao município, embora as lonas numa primeira fase tivemos de as adquirir, mas depois numa segunda fase houve uma solidariedade nacional que nos fez chegar muitas lonas, que continuamos a disponibilizar”, disse.

Carlos Palheira sublinhou que, embora a operação se centrasse no concelho de Leiria, “a ninguém, mas ninguém, que tenha vindo de outro território, foi negado telhas ou lonas se delas precisassem”.

“Nada foi privado a ninguém, porque, numa atitude solidária, consideramos que se chove numa casa esse agregado também tem direito a receber estes materiais”, frisou.

Salientando que a solidariedade “ultrapassou fronteiras” na campanha Reerguer Leiria, o vereador da autarquia leiriense destacou que foram efetuados muitos donativos em materiais por entidades espanholas e francesas, que “foram muito solidários com a zona afetada e são um espelho do que é a comunidade portuguesa”.

Segundo Carlos Palheira, esta campanha foi também uma forma “muitíssimo mais rápida de dar resposta a tantas pessoas em situação crítica, já que foram largas dezenas de milhares de pessoas que ficaram com as coberturas das casas danificadas”.

A campanha Reerguer Leiria vai continuar ativa e só termina quando “o último telhado estiver fechado”, enfatizou o autarca.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *