Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos regressa em março dedicado a “Arte”

Mais de cem chefs nacionais e internacionais participam nesta edição, que contará com um Museu de Arte em Chocolate, com obras inspiradas em artistas como Gaudí ou Miró.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai decorrer entre os dias 6 e 22 de março, sob o tema “Arte”, numa edição que terá como novidade o Museu de Arte em Chocolate, anunciou a organização.

O evento, apresentando na sexta-feira, 13 de fevereiro, na Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas-Artes, terá mais uma vez curadoria do chef Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort, e levará a Óbidos, no distrito de Leiria, mais de cem chefs nacionais e internacionais que participarão em “mais de 80 apresentações, entre showcookings, concursos e demonstrações”, divulgou a câmara.

Além das Esculturas de Chocolate, o evento terá como novidade desta edição o Museu de Arte em Chocolate, onde, segundo a autarquia, “será possível admirar obras de referência internacional desenvolvidas em residência artística por uma equipa de especialistas”.

Outra das novidades internacionais anunciada será a presença de produtores de cacau de diferentes continentes.

Além da representação da Arte do Cacau da Costa do Marfim, com a expressão da sua gastronomia e cultura, estará também presente uma mostra do Equador, trazida pela Paccari, patente na exposição sensorial do Ecossistema Cacau.

Na sua 22ª edição, o festival mantém as dinâmicas de Esculturas ao Vivo e oferece ao visitante “um roteiro de experiências únicas sobre as diferentes vertentes das artes”, com atividades que ligam o chocolate à revelação de imagens fotográficas, ao vinho e à literatura.

“Entre outras experiências divertidas, os visitantes poderão também brincar e provar o chocolate em ateliês ou oficinas, em que cada um é convidado a mostrar a sua criatividade na arte, inspirados em grandes artistas como Gaudí ou Miró”, revelou a câmara num comunicado, que inclui também na programação espetáculos de dança e arte performativa.

“O festival é parte de uma estratégia cultural mais ampla do território, assumindo-se como um projeto cultural e criativo que transforma o chocolate em experiência artística e narrativa coletiva”, afirmou o vice-presidente do município de Óbidos, Ricardo Duque, citado no comunicado.

O Festival Internacional de Chocolate representa um investimento de 450 mil euros e estará aberto de sexta-feira a domingo, das 10 às 21 horas.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *