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CTSP / TeSP

Secretariado Clínico

O TeSP em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para a Planear, gerir e executar atividades de secretariado em instituições de saúde e/ou reabilitação.


O técnico superior profissional em Secretariado Clínico irá adquirir conhecimentos e competências para o desempenho da sua atividade profissional como sendo, por exemplo: a compreensão da natureza, das características e do processo de desenvolvimento humano e suas respetivas implicações na relação interpessoal; o reconhecimento da importância da comunicação nas interações sociais e a capacidade de comunicar eficazmente com os utentes, familiares e outros profissionais de saúde.

Atividade Principais

  • Planear de modo independente, atividades de secretariado em instituições de saúde e/ou reabilitação;
  • Executar, de modo independente, as atividades de secretariado inerentes ao funcionamento diário institucional;
  • Registar nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde; estabelecer com os utentes, familiares, cuidadores e outros profissionais uma atitude responsável, profissional, assertiva e adaptada ao serviço, ao contexto e à condição de saúde da pessoa;
  • Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa e necessidades especificas do serviço;
  • Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa;
  • Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
  • Colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático; colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, na avaliação quantitativa do trabalho desenvolvido, bem como no processo de certificação da instituição, propondo e implementando medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e boas práticas correspondentes;
  • Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e população utilizadora da mesma.

Instituição:
Núcleo de Formação Torres de Vedras
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Vagas:
28
Condições de acesso:
Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março