Assinar Edições Digitais

Tens um talento desportivo?

Partilha connosco o que sabes fazer.

Envia o teu vídeo

Casa do Povo de Monte Real vence Nacional Interassociativo de Pesca Desportiva

A equipa da Casa do Povo de Monte Real (CPMR) conquistou o campeonato nacional do Torneio Interassociativo de Clubes, em água doce, de pesca desportiva.

A prova aconteceu em Coruche, no fim de semana de 12 e 13 de setembro, e juntou as 12 melhores equipas nacionais. Por cada mão realizada, cinco pescadores estavam presentes nos sectores.

A equipa de Monte Real, no concelho de Leiria, foi formada por nove atletas locais – Armando Ligeiro, Luís Coelho, Ricardo Pedrosa, João Batista, João Santos, Joaquim Vidal, José Vidal, Pedro Patrício e Pedro Santos – e totalizou 28 pontos nas duas mãos, valendo-lhe o primeiro lugar no campeonato nacional.

Na primeira mão, dia 12, os atletas da CPMR enfrentaram temperaturas a rondar os 40 graus e pouco vento mas conseguiram apanhar 8,250 kg de pescado, composto sobretudo por bogas, barbos e tainhas, subindo ao segundo lugar na classificação, com 20 pontos.

Na segunda mão, no dia 13, as condições atmosféricas mudaram consideravelmente mas nem isso afastou a equipa do pódio. Conquistou a primeira classificação em três dos setores, aos quais juntou um segundo e um terceiro lugar. No total, ganharam oito pontos e superaram as expetativas com a pesca de 12,540 kg, essencialmente com pimpões.

A classificação final valeu o primeiro lugar à equipa que tem a pista de pesca desportiva de Monte Real como local de treino base.

Segundo Joaquim Vidal, presidente da direção e atleta da CPMR, devido ao vento e às temperaturas mais baixas no segundo dia, “era esperada uma redução na atividade de peixe e consequentemente menos capturas”. Mas a equipa conseguiu “inverter a tendência” e “aumentar a quantidade de pescado em relação ao dia anterior”.

Além da classificação final da CPMR em primeiro lugar (28 pontos), à frente dos clubes Coruche Pesca Desportiva (41 pontos) e do Sport Lisboa e Benfica (51 pontos), a equipa em conjunto com a Folhadosa Fishing Team, também da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva, conquistou o primeiro lugar na categoria das associações.

O grupo de pescadores de Monte Real, que tem Luís Coelho como capitão de equipa (o equivalente em outras modalidades às funções de treinador), tem alcançado resultados positivos nos últimos anos: conquista do vice-campeonato regional em 2017, do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, em 2018, e a manutenção no escalão máximo de clubes da pesca nacional.

Armando Ligeiro e Luís Coelho competem na I divisão nacional, enquanto Ricardo Pedrosa participa nas provas da II divisão nacional.

Organizado pela Federação de Pesca Desportiva, o evento realizou-se com a limitação no acesso aos pesqueiros, o uso obrigatório de máscara e o controlo da temperatura de todos os pescadores. Além disso, tal como é habitual neste tipo de competição, o peixe pescado foi devolvido à água após ter sido pesado.