Assinar

Cincomaisum AC apurada para quartos de final da Liga dos Campeões de andebol de praia

A equipa leirense de andebol de praia Cincomaisum AC segue em frente na EHF Beach Handball Champions Cup, que está a decorrer até domingo, na Sicília (Itália), até domingo, depois de se ter terminado a fase de grupos como um dos melhores terceiros.

Com uma vitória e uma derrota, a Cincomaisum AC entrou na última jornada fase de grupos na terceira posição e após ter perdido por 2-0 com os polacos do BHT Petra Plock, mais tarde, venceu os húngaros do Fervas BHC, também por 2-0, conseguindo o acesso à próxima eliminatória.

A oportunidade de participar na competição internacional surgiu quando a época já estava dada como encerrada. No entanto, o terceiro lugar no Portugal Beach Handball Tour 2021, posição que repetiu na fase final do Circuito Nacional de andebol de praia, valeu à equipa um lugar entre os melhores do país.

A Federação Europeia de Andebol abriu mais uma vaga para a maior competição europeia de clubes para uma equipa nacional, devido à não realização de competições de andebol de praia, em outros países europeus, muito por causa da pandemia, o que possibilitou que mais atletas nacionais ganhassem acesso à prova.

Para os Cincomaisum AC, equipa formada em 2010, por um grupo de amigos leirienses que jogava andebol (de pavilhão) no AC Sismaria, era agora tempo de começar a preparar o malote para a nova época desportiva mas indoor. Até porque a maioria destes amigos continua a jogar, mas agora distribuídos por vários clubes.

Foto de Márcio Menino

Para amanhã estão agendados os quartos de final e há a particularidade da equipa leiriense encontrar uma das outras duas equipas portuguesas, em masculinos, que também estão em prova. A Cincomaisum AC vai jogar frente à Escola de Formação de Espinho – Os Tigres. Quanto ao V. Gaw tem encontro marcado com os alemães do BHC Sand Devils.

Aliás, o segundo dia de competição foi bastante positivo para as equipas portuguesas, já que as cinco conseguiram garantir um lugar nos quartos de final da prova.

Em femininos, amanhã, sábado, também há um confronto entre duas equipas portuguesas: GRD Leça Love Tiles vs Escola de Formação de Espinho – Os Tigres. Ou seja, qualquer que seja o desfecho dos jogos acima referidos, Portugal contará com duas equipas representadas nas meias finais da Liga dos Campeões de andebol de praia, uma feminina e outra masculina.

Fotos de destaque: Uros Hocevar/kolektiff.

(Atualização às 9h13 do dia 9, com correção dos resultados da equipa na fase de grupos)

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar