Assinar

A alegria do reencontro em dois dias de sol, desafios desportivos e milhares de visitantes (Vídeo)

O calor fazia-se sentir com força na tarde do sábado, dia 10, enquanto os atletas da Associação Portuguesa de Deficientes esperavam por voluntários para uma partida de andebol em cadeira de rodas. Embora tímidos, apareceram num dos campos do parque do avião, em Leiria, e atestaram a dificuldade de fazer mover a cadeira de rodas enquanto se joga a bola. Os sorrisos comprovaram a diversão, mas ficou também provado que há lugar para todos no desporto e que os benefícios da atividade física são transversais.

Estes valores transpareceram no fim de semana, no decorrer da Festa do Desporto, evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, que trouxe ao centro da cidade dezenas de modalidades, representadas por mais de 40 clubes e outras entidades. Durante dois dias, miúdos e graúdos, fizeram filas para sentar na aeronave F16 do Exército, montar um dos cavalos da GNR ou Quinta Vale do Lena ou viver a adrenalina do slide com o Núcleo de Espeleologia de Leiria. E estes são poucos exemplos, já que atividades como o karaté, trampolins, tiro de pistola a laser, escalada, xadrez, canoagem e muitas outras tiveram sempre adeptos.

Num ambiente de verdadeira festa, milhares de pessoas estiveram no evento que marcou também o reencontro presencial após a pandemia. As crianças corriam para conseguirem experimentar todas as atividades, pediam para repetir uma e outra vez e os pais, logo atrás, acederam aos pedidos e registaram tudo através da câmara do telemóvel.

Um dos momentos altos do evento foram as sessões de autógrafos com campeões de Leiria e Portugal.

Entre eles, marcou presença o ex-jogador da seleção nacional de futebol e atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Hélder Postiga, que se deixou surpreender pelo dinamismo da iniciativa: “Ver a envolvência das pessoas em eventos como este é fantástico”.

Também o Canal 11, canal da Federação Portuguesa de Futebol, não faltou à Festa e passou por Leiria para assistir a alguns jogos do Torneio de Futebol de Rua, da Associação de Futebol de Leiria, e conversar com os participantes.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar