Assinar

Ambiente alinha com desporto como titular nesta equipa

Joaquim Dâmaso

Reduzir a pegada ecológica é um dos compromissos do REGIÃO DE LEIRIA na organização da Festa do Desporto.

Em 2022, no regresso ao parque do avião, numa altura em que a seca atinge valores extremos a nível nacional e as ondas de calor registadas ao longo do ano condicionaram o nosso dia a dia, fomos mais além.

Esta é a quarta edição consecutiva em que a Festa do Desporto recebe a classificação de Eco-evento, atribuída pela Valorlis. Trata-se de um compromisso da entidade organizadora, o REGIÃO DE LEIRIA, para melhorar a gestão adequada de recursos e encaminhar os resíduos para reciclagem.

Por exemplo, o número de garrafas de água consumido e distribuído durante o evento vai sofrer uma considerável redução, mas ninguém vai ter sede, até porque a hidratação é fundamental para o bom desempenho dos atletas e para a saúde de todos.

No parque do avião estão instalados três pontos de abastecimento de água para consumo. Com o cantil ou uma garrafa de água, qualquer pessoa pode abastecer o recipiente e continuar a desfrutar das atividades, devidamente hidratada.

Para reduzir também o consumo de papel, o REGIÃO DE LEIRIA reduziu o número de impressões de flyers e disponibiliza um QR Code, afixado em vários pontos do recinto, onde pode consultar o programa, com todas as iniciativas, em constante atualização.

Mas também há um comportamento que fica do lado de quem nos visita. Encaminhar os resíduos para os contentores que estão no parque. Falamos sobretudo de resíduos recicláveis gerados no evento (plástico, papel e cartão), que depois serão encaminhados para os ecopontos respetivos, para reciclagem ou, no caso dos resíduos indiferenciados, para aterro.

Consumo equilibrado de recursos pode fazer de ti um vencedor

Apelar ao consumo consciente da água e reforçar que a água de consumo, distribuída no concelho de Leiria, é de boa qualidade e 99% segura para o consumo humano, tal como atesta a ERSAR, é o objetivo dos SMAS de Leiria, durante os dois dias em que vai estar presente na Festa do Desporto.

“Água da torneira na Garrafa” é o mote da campanha dos SMAS de Leiria, que dá continuidade à “Água da Torneira, Com Todo o Gosto!”, e que visa o incentivo ao consumo de água da torneira, como uma opção saudável e sustentável. Durante o certame serão também apresentadas e distribuídas algumas sugestões de água aromatizada.

Segundo dados revelados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em julho, Portugal tinha 44,8% do seu território em seca extrema. A região de Leiria está inserida nos restantes 55,2%, que vivem em seca severa, uma tendência que tende a agravar, motivo pelo qual a gestão do consumo de água é tão importante junto de todos os públicos.

Como Eco-evento, serão distribuídos ecopontos no recinto e a Valorlis, entidade responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos nos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, vai dinamizar pequenas atividades relacionadas com a reciclagem, onde o conhecimento dos participantes é colocado à prova.

Numa missão georreferenciada, os que conseguirem fazer de forma mais eficaz check-in nos ecopontos localizados no recinto da Festa do Desporto, ganham badge e Ecomoedas a dobrar. Tudo com a ajuda de uma aplicação e jogo digital.

Durante a tarde, para os que ainda têm algumas dúvidas de reciclagem, serão dinamizadas atividades de sensibilização ambiental.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.