Estão abertas as portas da edição de 2025 do Fórum Emprego e Formação, uma iniciativa que junta mais de 40 expositores de instituições de ensino e emprego no Estádio Municipal de Leiria, para darem a conhecer as suas ofertas formativas e de emprego.
O certame, organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, decorre na Porta 10 até sexta-feira, 16 de maio, entre as 9h30 e as 17 horas, e recebe instituições de Leiria, Marinha Grande, Aveiro, Caldas da Rainha, Tomar, Pombal e Lisboa.
Além das entidades de ensino profissional, regular e superior, também as Forças de Segurança (PSP e GNR) e Forças Militares (RA4) estão presentes.
Na manhã de hoje, quarta-feira, decorreu a cerimónia de abertura do evento, na qual Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara de Leiria, se mostrou satisfeita com a interação dos jovens em cada expositor e com o “grande interesse” por eles demonstrado.



















































































“Para nós é um indicador de que estão preocupados com o futuro e que querem fazer uma melhor escolha e isso é extremamente importante”, afirmou, acrescentando que “as escolhas têm de ser feitas numa idade ainda muito precoce e os jovens começar a perceber que uma má escolha tem consequências no seu percurso de vida”.
Assumindo que os jovens têm hoje acesso a toda a informação através da internet, a autarca considera que este tipo de eventos continuam a ser importantes porque “os jovens gostam de ver e conversar com as pessoas que aqui estão, como outros estudantes”.
Anabela Graça notou ainda que uma das principais perguntas lançadas pelos alunos juntos dos expositores com oferta de emprego se prende com o valor do ordenado mensal. “Este é também um reflexo da situação que vivemos”, concluiu.
Por sua vez, Paulo Batista, 1.º Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, disse que esta é também uma oportunidade “de as empresas poderem perceber que na nossa região há capacidade formativa dos quadros das empresas e é um match que é muito importante porque somos uma região económica, muito industrial e hoje a competitividade decide-se em função da qualidade dos recursos humanos”.
“É isto que esta feira representa, uma região dinâmica, uma região que tem capacidade formativa e de atrair mais investimento e mais jovens qualificados”, afirmou.
A 16.ª edição do Fórum Emprego e Formação tem entrada gratuita e destina-se a todos os estudantes que estão no 3.º ciclo, secundário ou ensino superior, bem como para pais e encarregados de educação ou cidadãos a título particular que queiram identificar oportunidades de trabalho.
O certame conta com o apoio do Município de Leiria, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e da Porta 10 (União de Leiria).



























































