Opinião

Opinião

Exclusivo

Alcobaça, uma terra de sabores

O legado agroalimentar alcobacense é particularmente feliz ao nível das frutas, da doçaria, assim como dos vinhos de mesa, generosos, melhorados e licores.

António Valério Maduro

Historiador

Opinião

Exclusivo

Passageiro do tempo: Escravos modernos

O futuro do país passa pela imigração massiva especializada e terá de ser construído também com “os novos portugueses”, se quisermos continuar a existir como povo.

José Manuel Silva

Professor/gestor do ensino superior

Editorial

Exclusivo

Tempo de agir

Impõe-se que os autarcas queiram mudar o paradigma, sigam quem faz bem, em vez de levantarem a voz a dizer que as metas fixadas são difíceis de cumprir.

Francisco Rebelo dos Santos

Diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Opinião

Elisabete Santos

Exclusivo

A vigilância da sua saúde em contexto de trabalho

Depois da admissão, possui o direito a que sejam tomadas medidas e prestações tendentes a acautelar a sua saúde por parte da entidade que o vai contratar.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

A descoberta dos pintores de Leiria

No espaço de menos de um século, as várias gerações de naturalistas e modernistas na pintura nasceram, viveram, tiveram expoentes relevantíssimos em Leiria, nada menos que sete.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Não estamos a conseguir

A natureza vive sem nós, mas nós não vivemos sem ela e, no entanto, todos os dias atuamos sem essa consciência.

Exclusivo

O passaporte da vacinação

Como parte da estratégia de legitimação das suas políticas xenófobas e racistas, Hitler comparava o judaísmo a uma infeção que corroía por dentro a sociedade alemã.

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Testamento vital

O testamento vital permite a qualquer pessoa maior de idade, residente em Portugal, expressar as suas Diretivas Antecipadas de Vontade.

Exclusivo

Tempo incerto: Um pedaço de céu

A História, infelizmente, mostra que aprendemos muito pouco com os erros do passado. Temos sido incapazes de esconjurar os flagelos que afectam a Humanidade, bem como de construir uma sociedade aberta, livre de medos e de injustiças.

Exclusivo

Geração à rasca

Os jovens e muitas pessoas mais velhas confrontam-se diariamente com um país que investiu na sua formação, mas não sabe aproveitar as suas capacidades e competências.

Exclusivo

Como combater a morte lenta das nossas vilas e cidades

Será que basta “pedonizar” ou criar um espaço verde, para se conceber uma centralidade? Devolver uma vila ou uma cidade aos seus cidadãos implica uma estratégia bastante mais abrangente e arrojada.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

O meu diário: Médicos

Acreditem que esta nova geração de médicos está muito bem preparada, contudo já deixaram muita vida para trás e um tempo de leveza que não volta mais.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Política para imbecis

A política perdeu a vitalidade. Não se pensa a si própria nem tem vontade de o fazer. Os partidos são máquinas castradoras da liberdade de pensar e do espírito de iniciativa. O que os move é a disputa cega do poder.

Opinião

Catarina Reis

Exclusivo

Geeks, girls, minorias e mérito

Devo dizer que, é sempre com alguma curiosidade que entro numa sala de aula e instintivamente procuro as geeks. Quando as vejo, sorrio e penso: “afinal há mais, não sou só eu que acho que isto dos computadores é giro”. É uma espécie de validação.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Há fantasmas nas autárquicas

Nestas autárquicas pairam dois fantasmas que não sendo candidatos vão assombrar a campanha; um chama-se Raul Castro, o outro, o velho PSD.

Exclusivo

A Europa somos nós

Nas páginas “A Europa somos nós” pode desfazer mitos e descobrir informações relevantes, ficando por dentro de temas de interesse geral, bem como de projetos que foram concretizados com o apoio de fundos da Europa.

Exclusivo

Tempo incerto: O Bérrio

Os jovens saem da escola a saberem pouco ou nada sobre a importância das navegações marítimas e dos descobrimentos, bem como das suas consequências para a primeira vaga da globalização.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

“Paga-me um café e conto-te a minha vida”

Andamos “assaltados por dores” que um café com amigos, no recinto de uma esplanada, ajuda a atenuar. A reabertura destes espaços não é uma questão menor.

Falar é fácil! Os primeiros sons

Todos os sons que o bebé produz durante os primeiros meses de vida são, em princípio, sons da fala que podem ser usados em línguas naturais.

Exclusivo

Radiologia oral: um desastre nuclear ou um certificado de aforro?

Um médico dentista pode ser autuado em milhares ou milhões de euros e, por não conseguir resolver as inconformidades, ser sujeito a sanções acessórias, como encerrar o seu consultório.

Exclusivo

O meu diário: Páscoa

Outro pormenor era a roupa que estreávamos nesse dia. Domingo de Aleluia era dia de estrear roupa e essa só seria vestida aos Domingos por alguns meses. Nem pensar usá-la de semana, era uma falta de orientação.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Reparação ou resiliência?

Numa sociedade de fraca mobilidade e economia de escassez, os bens de consumo duradouro eram forçados a viver uma vida longa onde todo o desperdício era vigiado e censurado.

Opinião

Helena Veludo

Exclusivo

Restauro ecológico, renaturalização

Precisamos de recuperar, repor, reinterpretar, renaturalizar os mínimos funcionais de articulação entre o meio e os intervenientes, assente na premissa de que o homem pertence à natureza.

Exclusivo

Um castelo que nos une

Antes de aplaudir ou criticar, ou enaltecer com uma ou outra reserva, é preciso conhecer, visitar sem pressas, ouvir as explicações do município e dos técnicos, e só depois tirar conclusões.

Exclusivo

Passageiro do tempo: A máscara

No limite há quem não tenha dinheiro para comprar máscaras e vá ao contentor do lixo abastecer-se, vi outro dia um cidadão espreitar para dentro de um, tirar uma máscara cirúrgica e colocá-la, sem mais preocupações.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Não lavemos daí as nossas mãos

A relação de cada um de nós com a água tem de mudar. Começa a não haver desculpas para o consumo irresponsável e desenfreado, para a incapacidade de reaproveitar.

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Direito de preferência

O direito de preferência deve ser dado através de comunicação ao seu titular das condições essenciais para a tomada de decisão, nomeadamente, preço e condições de pagamento.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.