Opinião

Opinião

Exclusivo

Coisas… Temas cujo nome parece estarmos impedidos de dizer!

Evitar temas é municiar os inimigos da democracia com duas armas muito perigosas: primeiro, ficam à solta para – sem contraditório – vomitar as habituais alarvidades sobre cada um deles; na fase seguinte apresentam-se como os pioneiros na resolução de problemas, reais ou doentiamente imaginados.

J. Afonso

Reformado

Opinião

Exclusivo

Leiria confirma a força do PSD e a confiança nas nossas autarquias

Os eleitores do distrito de Leiria voltaram a escolher autarcas próximos, comprometidos e focados na resolução dos problemas reais das comunidades.

Pedro Pimpão

Presidente da Câmara Municipal de Pombal eleito pelo PSD

Editorial

Exclusivo

Reclamar TGV e esquecer a Linha do Oeste

O abandono da linha está à vista de todos e assumiu agora contornos alarmantes, com o ato criminoso ocorrido recentemente, junto à estação de São Martinho do Porto.

Francisco Rebelo dos Santos

diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Exclusivo

Passageiro do tempo: A burca é muito mais do que um traje

As sociedades ocidentais são produto da chamada civilização cristã ocidental, conjunto de tradições, valores, instituições e características culturais que emergiram na Europa e nas Américas, profundamente influenciados pelo cristianismo.

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

Fim da era da verdade?

Pinto Balsemão e Laborinho Lúcio - Ambas as ausências deixam um vazio e um receio: o de vivermos num tempo com cada vez menos líderes que realmente pretendem deixar o mundo melhor do que o encontraram

Opinião

Arnaldo Cunha

Exclusivo

Andam javalis pelos bosques dos Marrazes e dos Pinheiros?

Na minha geração, as crianças e os adolescentes dos Marrazes, apropriavam-se completamente da Mata como seu local de jogos.

Exclusivo

Postal das Caldas: A volta de Tanganho

O povo, o instinto mais verdadeiro do Zé Povinho, sentiu que nessa luta se jogava algo do próprio destino: o triunfo de Tanganho era o triunfo do civil, do simples, do justo. Os militares podiam vencer com força e crueldade; Tanganho venceu com honra e cuidado.

Exclusivo

Laborinho Lúcio é imortal

Morreu Álvaro Laborinho Lúcio, o homem-exemplo de cidadania. Deixa um legado de valores e profícuas propostas de ação. Era um sábio, um cidadão íntegro, culto e competentíssimo. Foi escritor, juiz, ministro da justiça e docente. Foi presença e voz pela dignidade das crianças. Deu lições pelo futuro de uma educação com futuro. O futebol e […]

Opinião

Joaquim Dâmaso

Exclusivo

Desculpem qualquer coisa, mas já não há paciência

Honestamente, os tempos estão estranhos. Não consigo ficar indiferente ao ódio, às posições extremadas vindas dos nossos políticos, dos comentadores e, no fundo, de boa parte da sociedade. Já ninguém quer saber de números, de factos ou de estatísticas.

Exclusivo

Pensar a cidade como espaço inclusivo

Ao percorrermos as zonas de maior densidade torna-se evidente que o planeamento é escasso e faltam regras para a “plantação” dos objetos que nascem como ervas nas praças, ruas, avenidas e nos passeios para peões.

Exclusivo

As 9 chaves que abrem o futuro de Leiria e Oeste

Mais de 800 pessoas, de 24 municípios de Leiria e Oeste, uniram-se para imaginar o futuro da região. O resultado é o estudo Prospetiva 2035, um exercício coletivo que identifica nove chaves estratégicas para acelerar a coesão, a inovação e a sustentabilidade até 2035. Mais do que um plano técnico, o Prospetiva 2035 é um convite à ação. Propõe uma visão partilhada de futuro, assente em colaboração, inteligência territorial e sustentabilidade, capaz de transformar desafios em oportunidades e de consolidar Leiria e Oeste como um ecossistema de inovação, bem-estar e qualidade de vida — um território que escolhe abrir o futuro com as suas próprias chaves.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

O meu diário: Autárquicas

A graça é que os conhecemos, os cumprimentamos de beijinho e até podemos refilar quando passamos por eles. Há poesia no poder autárquico, há afeição e ternura. Mesmo se não gostarmos, são uma espécie de ovelha negra da família, mas sempre os sentimos como nossos, cá da terra.

Exclusivo

Inconformismos: HUMBIÇÃO, o exemplo da Finlândia

É tempo de aprendermos com os melhores. Não para copiar, mas para nos inspirarmos. Se quisermos dignificar o ensino em Portugal, precisamos de menos queixume e mais humbição.

Exclusivo

Democracia no comando

Num território nacional, destaca-se a vitória laranja, com conquistas nas duas principais frentes: a liderança em número de autarquias e nos dois municípios mais importantes do país, Lisboa e Porto.

Exclusivo

Postal das Caldas: No teu poema

Há 50 anos, o leiriense José Luís Tinoco construía uma das mais belas expressões da canção portuguesa contemporânea: “No Teu Poema”. (...) A canção não venceu o festival, mas conquistou o público e permanece como um marco na história da música portuguesa.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Morte social e TV

É tempo de nos consciencializarmos de que temos de encontrar novas soluções, não apenas privilegiando o cuidado em casa, mas transformando as ERPI de forma que cada vida continue a ter um propósito e não apenas a esperar o dia do juízo final.

Exclusivo

Estocolmo – Leiria, num Carocha

O Carocha largou de Estocolmo, rumo a Leiria, em fins de julho de 1987. Era o começo da viagem de núpcias que tínhamos andado planear. A minha noiva tinha herdado um Carocha que o avô dela tinha comprado em 1962.

Opinião

Dinis Abreu

Exclusivo

Ensaio: A crise nos “media”e os seus ensinamentos

Costuma dizer-se, e bem, que uma democracia para ser saudável exige um escrutínio activo e uma vigilância de perto, exercidos por uma imprensa forte, num sistema mediático globalmente robusto e descomprometido.

90 anos. Memória e futuro

Nascido a 10 de outubro de 1935, o REGIÃO DE LEIRIA mantém a ousadia, simples, mas ambiciosa, de dar voz a todos, em especial aos que não têm voz.

Exclusivo

Respeito pela GNR

O Comando Territorial de Leiria está instalado há dezenas de anos num edifício antigo, com sinais evidentes de degradação, numa área muito condicionada.

Opinião

Bárbara Coelho

Exclusivo

Pagamento da renda ao dia 8: o que nos diz a lei?

É importante lembrar que as partes podem estipular livremente a data de pagamento no contrato.

Exclusivo

O meu diário: Missão

Nesta missão também iremos dar formação a enfermeiros e promotores de saúde que irão aprender connosco e assistir às nossas consultas.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… SNS – A cada um, a sua carapuça!

Embora cada vez menos especialista do que quer que seja, a remanescente qualidade de cidadão confere-me o direito de questionar o modo como são consumidos os recursos que os meus impostos permitem colocar ao serviço da coisa pública.

Editorial

Carlos S. Almeida

Exclusivo

A lição da escola

Os dias que vivemos, de grande e vertiginosa mudança, aconselham novos olhares sobre esta que é uma das basilares instituições das nossas comunidades

Exclusivo

“Pedaços Meus” de Dulcelina Santos: A poesia e o “altar misterioso” das “paletes de sabores”

Dulcelina Santos constrói, em síntese, uma obra profundamente humana, onde a biografia se transmuta em discurso poético e onde o exercício de sensibilidade lírica é elevado à categoria de experiência partilhável.

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

Setembro: o mês do abrigo

Setembro pede-nos que desçamos à terra, que recolhamos ao nosso interior, e que pensemos como podemos transformar o caos em fertilidade, quando o calor finalmente abranda.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Partido escondido com rabo de fora

Ninguém quer saber de princípios; obras, realizações, isso é que importa, e as promessas implicam, invariavelmente, mais despesa pública.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.