Opinião

Opinião

Exclusivo

150 anos de Alfredo da Silva: o homem da CUF e Leiria

No mesmo ano em que passam 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva, passam 100 anos sobre o atentado em Leiria, em que ele sendo um alvo provável, acabou por ser uma vítima improvável.

Acácio de Sousa

Historiador

Opinião

Exclusivo

Tempo incerto: Viver “habitualmente”

A participação cívica e política dos cidadãos é pouco apreciada. A sociedade civil está cada vez mais dependente da acção do poder e das suas benesses.

José Vitorino Guerra

Editorial

Exclusivo

Corrida pela vida, contra a pandemia

Quem esteve minutos sem fim na fila da roulotte das farturas, como aconteceu em maio no centro de Leiria, não pode agora indignar-se por esperar 20 ou 30 minutos na linha da maior operação de vacinação de sempre.

Francisco Rebelo dos Santos

Diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Bobi, senta!

Os animais de companhia perigosos são aqueles que, em algum momento, já tiveram um comportamento agressivo ou que foram assim considerados pelo próprio detentor ou por autoridade competente.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Homem que é homem…

A sociedade continua a alimentar o lado insensível e embrutecido do homem, que não chora, não fraqueja, não precisa de ajuda e tem o direito – alguns dirão mesmo o dever – de exercer sobre as mulheres todo o tipo de domínio, incluindo o físico.

Falar é fácil! Ouvir falar

A capacidade de detetar diferenças acústicas entre sons da fala é complexa e está fortemente ligada à experiência linguística do falante.

Exclusivo

O meu diário: Hooligans

Oito dias antes na final da taça, os portugueses não puderam assistir, e o estádio ficou sem público, e oito dias depois já tudo passou a ser possível.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Ao encontro de José Mattoso

O dia 22 assinalou igualmente uma renovação do nexo de pertença do cidadão José Mattoso à comunidade onde nasceu e cresceu. Essa renovação efectivou-se através da palavra dita pelo próprio com júbilo evidente.

Exclusivo

Respirar melhor

Na antevéspera do Dia Mundial do Ambiente, viajamos pela mais-valia da mobilidade elétrica, uma revolução que acelera em nome de um tempo com lugar para as necessidades das pessoas e o respeito pelas leis da natureza.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Tiro às escolas

Não se podem comparar realidades incomparáveis para classificar umas escolas como boas e outras como más.

Exclusivo

Em defesa do Serviço Nacional de Saúde

Anuncia-se a chegada de largos milhões, uma parte dos quais serão investidos no SNS. E diz-se que o mesmo será objecto de reestruturação, pelo menos a nível da gestão hospitalar. Temo pela reestruturação e formulo votos de que a mesma não venha a piorar os actuais serviços.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Por amor a Deus e a Leiria

Só por loucura ou irresponsabilidade alguém iria autorizar no ano 21 do século XXI o estacionamento automóvel na zona contígua ao mosteiro da Batalha ou no empedrado que rodeia o mosteiro dos Jerónimos.

Exclusivo

Tempo incerto: Monte Real

Estranha-se que o poder municipal tenha sido incapaz, até à presente data, de apresentar, em colaboração com as entidades e associações locais, uma estratégia para a revitalização económica e social da urbe.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Antologia do Improviso: Dás-me umas Asas de Borboleta?

Perante os flagelos que diariamente a vida nos esfrega nos olhos, e entre tanta prioridade mal gerida, urgente é dizer gosto muito de ti e valorizar aquilo que é realmente importante.

Opinião

Acácio de Sousa

Exclusivo

O feriado municipal

Contrariamente ao que surge em vários “websites” na internet, o objetivo do feriado municipal de Leiria não era celebrar diretamente a elevação a cidade, mas sim a criação da diocese.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Habitar o castelo

O castelo é a joia patrimonial de Leiria. Do ponto de vista turístico, dificilmente algo venderá tão bem a cidade como este monumento fundado há mais de 800 anos.

Exclusivo

O meu diário: Racismo

Um estômago de um negro, de um amarelo ou de um ariano puro, são indistinguíveis ente si e portanto não há racismo gastrenterológico.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Faleceu, e agora?

Para que serve a Habilitação de Herdeiros? Basicamente, para provar que determinadas pessoas são herdeiras de uma pessoa falecida e, assim, terem legitimidade para a prática de certos atos.

Falar é fácil! De vogais a consoantes

Os sons da fala das línguas humanas naturais produzem-se usando o ar disponível nos pulmões e ao longo do trato vocal. A fonação (vibração das cordas vocais) gera-se ao criar uma diferença de pressão entre o ar nos pulmões e o ar no trato vocal, que é a parte do aparelho respiratório entre as cordas […]

Exclusivo

Tempo de agir

Impõe-se que os autarcas queiram mudar o paradigma, sigam quem faz bem, em vez de levantarem a voz a dizer que as metas fixadas são difíceis de cumprir.

Exclusivo

Alcobaça, uma terra de sabores

O legado agroalimentar alcobacense é particularmente feliz ao nível das frutas, da doçaria, assim como dos vinhos de mesa, generosos, melhorados e licores.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Escravos modernos

O futuro do país passa pela imigração massiva especializada e terá de ser construído também com “os novos portugueses”, se quisermos continuar a existir como povo.

Opinião

Elisabete Santos

Exclusivo

A vigilância da sua saúde em contexto de trabalho

Depois da admissão, possui o direito a que sejam tomadas medidas e prestações tendentes a acautelar a sua saúde por parte da entidade que o vai contratar.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

A descoberta dos pintores de Leiria

No espaço de menos de um século, as várias gerações de naturalistas e modernistas na pintura nasceram, viveram, tiveram expoentes relevantíssimos em Leiria, nada menos que sete.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Não estamos a conseguir

A natureza vive sem nós, mas nós não vivemos sem ela e, no entanto, todos os dias atuamos sem essa consciência.

Exclusivo

O passaporte da vacinação

Como parte da estratégia de legitimação das suas políticas xenófobas e racistas, Hitler comparava o judaísmo a uma infeção que corroía por dentro a sociedade alemã.

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Testamento vital

O testamento vital permite a qualquer pessoa maior de idade, residente em Portugal, expressar as suas Diretivas Antecipadas de Vontade.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.