Opinião

Opinião

Exclusivo

Antologia do Improviso: Um fumo de mosquitos, parece tão perto

Virei uma das páginas e encontrei a fórmula, toquei-lhe e sentia-a nas mãos. Deixei-me levar até à última gota, encontrei o brinco, encontrei-te a ti. Desliguei-me da vida e fui em forma de verso e sede.

Sandra Francisco

Gestora de Redes Sociais no Politécnico de Leiria

Opinião

Exclusivo

O antídoto da corrupção é a transparência

O Estado é o motor da economia em Portugal, razão pela qual aqueles que decidem o destino dos impostos dos contribuintes estão na linha da frente da suspeição.

Nádia Piazza

Parceria REGIÃO DE LEIRIA/Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social

Editorial

Exclusivo

A bomba-relógio da demografia

Dentro de poucas décadas, Portugal estará irreconhecível. Será muito menos frequente cruzarmo-nos com crianças e adolescentes na rua.

Patrícia Duarte

Diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… De “pegadas de falácia” está o Orçamento cheio!

E de falácia em falácia vamos todos fingindo acreditar que os beligerantes chegaram finalmente à real solução dos alegados problemas e conviverão felizes para sempre!

Exclusivo

Passageiro do tempo: O país do “jeitinho”

Na versão mais moderna e robusta, dá pelo nome de corrupção, mas a etiologia é a mesma dos “jeitinhos” do passado, quando se oferecia uma galinha ao funcionário das finanças, um borrego ao “doutor”, um cabrito ao “chefe do posto da GNR”, até meia dúzia de ovos à professora.

Exclusivo

SER Simples: Refletir!

Isto é, estamos a criar algo intelectualmente superior ao homem. Será que estas condições não transformarão a ficção em realidade?

Exclusivo

Depois das lágrimas pela Ucrânia

Aproveitar o saber e as experiências que trazem será uma oportunidade para os dirigentes e para os empresários que abriram as portas das suas empresas.

Opinião

Leandro Siopa

Exclusivo

Isenção de IMT em imóveis para revenda

Uma pontual e direi cirúrgica alteração ao Código do Imposto Municipal para Transmissões Onerosas vai afetar diretamente o sector do investimento imobiliário.

Exclusivo

Qual o buraco que criaremos depois do buraco do ozono?

Diria que o problema está mais na forma de como usamos os nossos recursos, mas não no ser humano em si.

Exclusivo

Tempo incerto: Trapalhadas

Nada do que se tem passado é fruto do acaso ou de circunstâncias fortuitas. É apenas um sinal visível da degradação da vida pública e da crise de valores.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Um ministro com pouca escola

Face à contestação dos professores, o ministro tem revelado pouca “escola diplomática”, aquela que ensina os governantes a não inflamar os ânimos quando os oponentes parecem dispostos a lutar até ao limite das suas forças.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Defeitos, avarias e garantias

Se a falta de conformidade se manifestar nos primeiros 30 dias a contar da entrega do produto, o consumidor poderá escolher entre a substituição do bem e a resolução do contrato, não sendo necessário verificar qualquer condição específica.

Exclusivo

O meu diário: Vaidades

Gostaria de ser como aqueles monges do Tibete, que cultivam ausência de desejo, não desejam nada, nem coisas materiais, nem sucesso, nem agrados. Se nada desejarmos nada sofremos, nada nos dói ou angustia.

Exclusivo

SER Simples: Elogiar

Afinal quanto mais cedo se juntar o saber ao saber fazer, mais cedo se incorporam as competências para o sucesso profissional.

Exclusivo

Memorize este nome: RL+65

"Como o jornalismo é a chave da nossa ação, fazemos a parte que nos compete no palco da informação. É com esta forma de ser e estar que o REGIÃO DE LEIRIA lança esta semana o espaço RL+65, uma aposta editorial que será um ponto de encontro entre a sociedade e as gerações mais velhas".

Exclusivo

Passageiro do tempo: Socialismo de faz de conta

Convém recordar que o Governo é do Partido Socialista, que tem uma matriz e preocupações programáticas de justiça social, igualdade, atenção aos mais frágeis e desfavorecidos, coisa que a situação em apreço contradita.

Opinião

Rosa Pedrosa

Exclusivo

“Horário flexível” só para alguns ?

"No dia a dia consta-se que estabelecer acordos de 'horário flexível' é do interesse das empresas e trabalhadores, contudo a granularidade dos acordos possíveis entre empregador e trabalhadores, em termos benéficos para ambos, dificulta a gestão das relações laborais".

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa? Merecemos um ano novo?

Nunca como antes o clamor da terra oprimida foi tão insistente e ganhou uma dimensão tão apocalíptica. Nunca como antes, na minha geração, a ameaça devastadora da guerra se tornou tão próxima quotidianamente.

Opinião

Francisco Lontro

Exclusivo

Tirar o rabo do sofá

Em apenas 20 anos, as mudanças sociais/ culturais foram gigantescas. Talvez os nossos líderes não tenham tido ainda tempo para acomodar tantas transformações.

Opinião

Jorge Cotovio

Exclusivo

Escola, lugar de passagem ou de permanência?

Se os pais reconhecessem a importância crucial destes primeiros anos de vida, passariam bem mais tempo com os filhos, para lhes transmitir afeto (sem os mimar!), mas também regras.

Editorial

José Artur

Exclusivo

Em defesa do ambiente vamos ler mais jornais

Citando o antigo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon “Uma imprensa livre dá às pessoas acesso à informação de que precisam para tomar decisões críticas sobre suas vidas".

Opinião

Renato Cruz

Exclusivo

O regresso à anormalidade

Não podemos normalizar os insultos grátis aos árbitros só porque “o futebol é assim”, não podemos deixar passar em branco o comportamento de um pai que ofende gratuitamente um jovem menor só porque sim.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Brainstorming

Cada empresa deve encontrar a prática que melhor se adeque à sua realidade, ao espaço e equipamento disponíveis ou ao perfil do coordenador.

Opinião

Rafael Henriques

Exclusivo

Unidades Locais de Saúde – a resposta errada no momento errado

Com oito Unidades Locais de Saúde atualmente a funcionar no país, não se conhece um estudo ou relatório que demonstre os ganhos positivos claros deste modelo em detrimento do sistema atualmente em vigor em Leiria.

Exclusivo

Tempo incerto: O impasse

A guerra está num impasse, podendo ainda alastrar para os países vizinhos. Nenhum dos contendores nem os seus aliados podem dar-se por vencidos.

Exclusivo

SER Simples: Sorrir

A vida feliz precisa de motivação. Com tanto comportamento tóxico, nas redes e na vida, desistimos ou fazemos a diferença?

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Confiança não é a palavra certa

Está provado que governantes e governados não habitam o mesmo país. Há um nível de insensibilidade e desfaçatez que nos choca e deve fazer reagir.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.