Opinião

Opinião

Exclusivo

Vale a pena (re)avaliar o meu imóvel urbano?

Pode não ser benéfico apresentar novo pedido de avaliação do imóvel, pois se por um lado o imóvel desvaloriza pela idade, o seu valor sempre aumentará por via das atualizações

Adriana Bajouco

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Opinião

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Março premonitório

Na segunda quinzena de março, a livre e informada imprensa francesa - com vários jornais dispondo de correspondentes e enviados especiais - far-se-ia eco de três distintas “profecias” àcerca da evolução próxima em Portugal.

Alberto Costa

Advogado, ex-ministro da Administração Interna e da Justiça

Editorial

Exclusivo

O dia seguinte

Portugal não tem um milhão de pessoas a querer trocar a democracia e a liberdade pelo regresso de uma ditadura. Mas tem um número crescente de cidadãos que não consegue o básico e deixou de viver para apenas sobreviver.

Francisco Rebelo dos Santos

diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Exclusivo

Ser Simples – Elogiar: Paulo Silva Reis, a excelência de um gestor gentil

Foi protagonista maior numa transformação brutal, apagou fogos sem procurar incendiários e liderou pelo exemplo, com humanidade e competência, por isso, mobilizou as equipas para tarefas que pareciam impossíveis.

Opinião

Zita Freire

Exclusivo

Igualdade de género e trabalho

Se quisermos, no futuro, ter uma sociedade saudável e equitativa temos que começar pelo início: políticas de conciliação da vida familiar e profissional, apoiando duas frentes estruturais, a demografia e a igualdade de género.

Exclusivo

O meu diário: Votar

No domingo largue o sofá ou o que tenciona fazer e vá lá. Vá lá mostrar que consigo não fazem farinha.

Exclusivo

Votar é um privilégio

A possibilidade de indicar representantes e escolher quem vai assumir a responsabilidade pela governação é um privilégio que apenas está ao alcance dos cidadãos de países que vivem em democracia.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Work Life Balance

Para além das situações de excesso de trabalho, de esforço e de pressão contínua, as pessoas confrontam-se com crescentes necessidades de tempo.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Os cravos murchos de Abril

O retrato positivo do país atual é mais consequência da adesão à EU, do que da revolução, cuja herança ideológica nos manieta e nos empurra para um círculo vicioso de empobrecimento.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… É a hora de votar! E depois?

"Um aspeto questionável na forma como estamos em sociedade é o frequente fechar de olhos à falta de civismo de que todos somos, mais ou menos, praticantes"

Opinião

Joaquim Dâmaso

Exclusivo

As festas e festinhas não justificam tudo

A confusão entre o que é jornalismo e o que é propaganda institucional é extremamente prejudicial para a democracia e para a liberdade de imprensa, mina a confiança do público na veracidade e na integridade da informação produzida por jornalistas nos seus, meu jornal.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

Tanto para descobrir

Neste tempo em que as guerras voltaram a ocupar a substância dos dias, o turismo tem um valor acrescido enquanto indústria de paz, promovendo a harmonia e respeito mútuo.

Opinião

Raquel Sá

Exclusivo

Fiz uma compra online e estou arrependido(a). E agora?

Após o vendedor ser informado da decisão de arrependimento, tem o prazo de 14 dias para reembolsar o consumidor dos valores pagos, através do mesmo meio de pagamento.

Exclusivo

Os votos que não contam

A inexistência de um círculo nacional (...) poderia somar os votos sobrantes, ou seja, os que não elegeram deputados, leva a que os pequenos partidos apenas consigam ter representantes nos maiores círculos do país.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Vigiar e punir

No meu caso, para além do relato das intervenções nas reuniões, são também arroladas [pela PIDE] “as moradas onde ia” ou acontecia pernoitar, as matrículas de viaturas em que eventualmente viajava, aspetos de natureza íntima ou familiar.

Exclusivo

SER Simples: Sorrir – Pimenta na língua

É sintomático e preocupante que candidatos a liderar o nosso país tenham de ser passados pelo “crivo” da verdade. Ser contra todos, ultrapassar os limites da decência, e dizer o que as pessoas querem ouvir, mesmo sendo mentira ou impossível de concretizar, é inadmissível.

Opinião

Ana Narciso

Exclusivo

O que não funciona

50 anos depois de Abril e muitas eleições volvidas, estamos em condições de separar o que é prometido e o que não é realizável.

Exclusivo

O meu diário: Educar

Quem é pai ou mãe sabe que o amor incondicional é apanágio da paternidade e da maternidade, mas tal não implica descentralizar o universo para colocar aqueles pequenos seres a liderar e sobretudo a tiranizar as nossas vidas.

Opinião

Eva Mendes

Exclusivo

Opinião: Vamos deixar tudo em família

Para o exercício do direito é necessário provar a ligação familiar com o executado/insolvente e realizar o depósito do valor pelo qual o bem foi adjudicado a terceiro

Exclusivo

A gestão da água

Se apesar das alterações climáticas, os problemas ambientais continuarem fora das agendas prioritárias, a seca que condiciona já hoje o dia a dia da região algarvia poderá estender-se ao Centro e ao Norte e comprometer os padrões de bem-estar como os conhecemos.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Posso voltar atrás?

Se o trabalhador e empregador acordarem na revogação do contrato, o trabalhador tem Direito ao Arrependimento.

Exclusivo

De Abril ou de como a superação é social

Nasci em 1974, sou filha de Abril e desta nossa revolução. E como filha de Abril, mundana e inquieta, aflijo-me a cada sinal de radicalismo, a cada vislumbre de saudosismo.

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

A Inteligência Artificial e os livros

No ano do quinto cinquentenário do nascimento de Camões, que escreveu “Erros meus, má fortuna, amor ardente” com toda a emoção, a suscitar a compaixão, o que queremos nós, leitores? Emoção ou perfeição?

Exclusivo

Passageiro do tempo: Chamem a polícia

Nas últimas décadas, a cultura policial mudou profundamente, para melhor, mas os últimos acontecimentos vieram mostrar que estamos a passar das marcas, quando se falta ao serviço e se metem falsas baixas médicas é tempo de o país perceber que as coisas estão a derrapar.

Exclusivo

SER Simples: Refletir! – Onde pára a polícia?

Começamos a ficar com a ideia de que a lei é para aplicar a todos, menos aos que têm como missão fazê-la cumprir, o Ministério Público pode quebrar o segredo de justiça e as forças de segurança que podem ter baixas fraudulentas.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Em modo Pilatos

Final em modo salomónico? Não: nos dois casos, da parte da justiça, em verdadeiro «modo Pilatos». Quando nos separámos, tanto Vareda como eu acreditávamos que aquele exílio forçado ia durar muitos anos.

Exclusivo

A grande demissão

A pós-modernidade abriu a porta ao primado do individualismo e a grande demissão a que se assiste está a destruir os alicerces que sustentam o mundo como o conhecemos.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.