Opinião

Opinião

Exclusivo

Regras sobre o aumento dos prazos de garantia

Com a nova legislação prevê-se a responsabilidade do profissional pela falta de conformidade do bem que se manifeste num prazo de três anos e que se considera existente à data da entrega do bem.

Filipa Vieira

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Opinião

Exclusivo

Antologia do Improviso: VX-93-31

O sol sabe ler as mensagens escondidas nos hieróglifos dela, e a lua ouve aquilo que ele não tem coragem de pensar. Quando usam o elevador das ausências, pressentem o perfume oposto sem sequer se cruzarem.

Sandra Francisco

Gestora de Redes Sociais no Politécnico de Leiria

Editorial

Exclusivo

Fixe este número: 800 202 148

A violência contra as mulheres é um problema social demasiado grave e enraizado para que meia dúzia de campanhas o consiga debelar.

Patrícia Duarte

Diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA

Exclusivo

O regresso em força da pandemia

O cansaço pandémico não pode ser pretexto para deitar tudo a perder e abrir a porta aos piores cenários.

Opinião

Leandro Siopa

Exclusivo

GPS, RGG e BUPi – Siglas do presente

Para já, no distrito de Leiria, aderiram ao BUPi os municípios de Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande e Pombal.

Opinião

Sérgio Martinho

Exclusivo

O estimável Dr. Queiroz – uma ficção

Pode-se ser inteiramente experiente em não tomar decisão nenhuma. Portanto, longe de falarmos de uma exceção, este diplomado aguardava as suas indicações para forçar um quotidiano rastejante"

Exclusivo

Poesia

Aqui está uma boa proposta para todos: descobrir poetas que convivem convosco todos os dias e nunca escreveram uma estrofe.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

O “jardim”da Celeste

É um caso que nos deve envergonhar a todos. É a expressão máxima da nossa incapacidade de cuidarmos uns dos outros, sobretudo de protegermos os que nada têm.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Em busca do centro perdido

O futuro do país não se constrói com a esquerda radical, nem com a extrema direita, mas sim com os que possuem uma visão de futuro semelhante e maioritária.

Exclusivo

É urgente pensar o turismo

Depois dos investimentos no castelo e nos seus acessos, das apostas na cultura e nos eventos, falta concretizar iniciativas que afirmem Leiria como destino turístico.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa? Um insuportável afastamento

O acesso generalizado a uma formação artística e cultural não faz parte dos objectivos da escola.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

Tempo incerto: O muro

A política da “geringonça” ficou longe de responder à gravidade dos problemas que afectam o País e de introduzir reformas estruturais.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Vamos apanhar este comboio?

É urgente trabalhar em alternativas que permitam diversificar o negócio de moldes e a ferrovia é uma das que começa a desenhar-se com alguma consistência.

Exclusivo

A hipocrisia bastarda

O PM fala em preocupações ambientais e mantém os impostos sobre os produtos petrolíferos. É um fantástico pensamento na teoria, mas na prática é apenas mais um disparate.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Acrescentar valor: Produtividade

Enquadrado numa estrutura organizada, com objetivos claros e com uma cultura própria que valorize e motive o colaborador, o português mostra que não é nem mais nem menos do que outros.

Exclusivo

A arte da despedida: um funeral à Nova Orleães

Na Suécia, o funeral é visto como uma última oportunidade de homenagear quem parte. O foco é o respeito e gratidão, relembrando os episódios difíceis, felizes ou mesmo cómicos que a caracterizaram.

Exclusivo

O meu diário: PSP

Fico a pensar na saúde mental do agente que, por ver alguém a buzinar uma única vez para chamar alguém, lhe pranta com uma coima de 60 paus.

Exclusivo

Velhos são os trapos

Tudo o que a alguém mais novo se considera normal, a um idoso, sénior, “mayor” é sintoma de senilidade, desde uma palavra que não sai no tempo certo, a um esquecimento ocasional, a uma troca de horários, tudo é logo catalogado na classe da senilidade progressiva.

Exclusivo

Os novos velhos

Teremos idosos mais qualificados, mais ativos, mais focados numa vida saudável, mais atentos à cultura e à sustentabilidade, mais informados, mais tecnológicos e mais exigentes.

Exclusivo

Passageiro do tempo: A chula* do OE

Os parceiros relutantes da “geringonça” são fiéis cultores do princípio do Estado máximo, é toda a herança de Marx, Lenine e herdeiros.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Antologia do Improviso: Um Barco em Dia de Nevoeiro

Há uma falta constrangedora de tradutores de emoções e, francamente, a especificidade do léxico desperta o desinteresse da maioria que, dificilmente, lê além dos números.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

A loucura saudável de Óbidos

Foi um ato de enorme perspicácia, de quem estava atento às oportunidades, conseguiu avaliá-las e delas soube tirar partido. Mas foi também um ato de loucura.

Exclusivo

Tempo incerto: O PPD/PSD

As coisas não correram mal por o professor Madureira ter continuado a dar aulas durante a campanha, conforme desabafou, mas por não ter sido capaz de unir o partido nos últimos anos nem assumido uma oposição consequente à gestão do PS.

Opinião

Acácio Sousa

Exclusivo

Há 100 anos em Leiria: Alfredo da Silva, uma história para um conto

“Está ali outro inimigo da República, o Alfredo da Silva”. “Quem é o Alfredo da Silva?”, “Eu, que me querem?”, “Matá-lo”, “Então matem, mas matem depressa”.

Exclusivo

A relação entre as pessoas e o Estado está doente – e nem o SNS pode curá-la

Para que servem os telefones nos Centros de Saúde/Unidades Familiares se ninguém os atende?

Exclusivo

Quatro anos perdidos

Em plena era da tecnologia e do conhecimento, a reflorestação do Pinhal de Leiria bem poderia ser um projeto modelo em termos internacionais, mas quem decide não sabe, não quer saber ou não é capaz.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Doação de imóveis: há impostos?

Embora a doação tenha associada a característica de gratuitidade, está sujeita ao pagamento de Imposto de Selo.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.