Opinião

Opinião

Exclusivo

Passageiro do tempo: Os talibãs e a decadência do Ocidente

O que impressiona na vitória dos talibãs é a sua resiliência, em vinte anos não só não foram derrotados no campo de batalha, como conseguiram manter abertas as suas vias de financiamento, abastecimento de armas e logística

José Manuel Silva

Professor/gestor do ensino superior

Opinião

Exclusivo

Um ano letivo de desafios

Este não é um ano letivo qualquer. Depois de dois anos profundamente afetados pela pandemia, com períodos longos de encerramento das escolas, com uma transição abrupta para um ensino a distância, em muitas dimensões remediativo e não substitutivo, partimos para 2021/2022 com a consciência de que as escolas e os seus profissionais fizeram tudo o […]

João Costa

Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Editorial

Poder local, o parente pobre da democracia

Há um fraco entendimento de como funciona o sistema autárquico. Reuniões de assembleias municipais e de freguesia estão vazias e o debate com os cidadãos é praticamente nulo.

Patrícia Duare

Diretora-adjunta

Emigrantes excluídos das autárquicas

Trabalham e residem no estrangeiro, mas contribuem para a riqueza das aldeias, vilas e cidades de onde partiram um dia.

Exclusivo

Falar é fácil! Os sons pré-natais

A melodia da língua ouvida durante os últimos meses da gravidez que determina a preferência auditiva do bebé recém-nascido.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa?: Guia, provavelmente (2)

Admiravelmente escrito, mesmo quando o seu conteúdo corria o risco de uma descrição mais árida, pode dizer-se hoje que o Guia é um livro de viagens que permanece como obra de referência da cultura portuguesa.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

IES: uma obrigação a ter em conta

Quando uma empresa não entrega a IES sujeita-se às sanções previstas na Lei, por isso assegure-se que a declaração é entregue e paga!

Opinião

Pedro Amado

O café do poder é sem açúcar, se faz favor

É indispensável sentir um genuíno compromisso político com o bem público, sem espaço para cair em armadilhas do próprio ego.

Exclusivo

Tempo incerto: A História Militar

O livro “Os Números da Guerra de África” é "um excelente estudo estatístico sobre o conflito e que abre as portas ao aprofundamento da investigação sobre a Guerra Colonial" - Opinião de José Vitorino Guerra

Democracia é um bem maior

O regime democrático, por mais imperfeito que seja, é melhor que todos os outros, e o único em que quanto maior for a participação e empenhamento dos cidadãos mais fácil será construir uma sociedade onde as pessoas contam.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Antologia do Improviso: Avesso aldrabado do ponto-cruz

Perdoem-me a leveza destas linhas, as minhas ideias estão em fase de drenagem e redução calórica, enfiaram-se no biquíni e estacionaram na expectativa do dolce far niente.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

O meu diário: Férias

As férias também cansam, é preciso tomar muitas decisões e usar a diplomacia para não ver a casa a arder. E o facto de as decisões não serem individuais torna tudo mais complicado.

Exclusivo

“Eu queria ser astronauta, o meu país não deixou”

Portugal investe tanto na formação dos jovens e oferece-os de bandeja a outros países. Como se pudesse dar-se ao luxo de desperdiçar a sua energia, vitalidade e talento.

Opinião

Carina Cristino

Exclusivo

A coragem de Simone Biles

Os problemas de saúde mental são válidos, completamente legítimos e podem de facto ter um grande impacto nas nossas vidas.

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Revolução na autenticação de documentos

Pese embora o risco associado, urge modernizar a forma de celebração de contratos e a prática de outros atos.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Quem quer fazer bebés?

O problema é gravíssimo, pois um dia, não muito longínquo, não vai haver quem trabalhe para sustentar a Segurança Social e esta é a outra face do problema.

Só para homens

A corrida à Câmara de Leiria, o maior município da região, mobiliza nove candidaturas. São todas lideradas por homens. É deste universo que vai sair o próximo presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Tempo incerto: Da abóbora

Apesar de integrar a culinária, ser utilizada para fins decorativos e possuir, ainda, propriedades terapêuticas chamar “cabeça de abóbora” a alguém não é propriamente um elogio.

Opinião

Sérgio Martinho

Exclusivo

O crime da Leiria Nova

Quem nunca ouviu falar dos carregamentos de droga que sobem pelo rio da cidade, ou da chamada Máfia do Lis, que, de acordo com recentes publicações, descende diretamente de famílias napolitanas.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Quanto custa um bebé?

Pensar que com 500 euros se consegue convencer um casal a ter filhos ou a aumentar a prole é uma ilusão. Mas se esse valor subisse para 10 mil euros, 20 mil euros, será que a mudança seria significativa?

Opinião

Adriana Bajouco

Exclusivo

As garantias dos bens adquiridos

Para ver todos os seus direitos assegurados deve sempre ter em sua posse o recibo da aquisição do bem.

Exclusivo

O meu diário: Otelo

Não podemos criticar a PIDE e homenagear o Otelo. São moedas do mesmo saco.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa?: Guia, provavelmente (1)

Quem não tem na sua memória turística uma visita orientada por alguém que papagueia um texto, tantas vezes ensaiado, que até nas pausas se adivinham as vírgulas e pontos finais?

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Jornalismo e o dom da adivinhação

Comunicar é um exercício em que algumas áreas estão muito bem treinadas. A política é um exemplo. Noutras é ainda incipiente. É o caso da cultura. Constata-se uma dificuldade generalizada em comunicar de forma inteligível e eficaz.

Opinião

Acácio Sousa

Exclusivo

Nos 270 anos da Enciclopédia de Diderot: Leiria na rota da Europa das Luzes?

"Há perto de 270 anos na abertura da Europa para um novo conhecimento, a região de Leiria teve alguém que quis estar na linha da frente".

Exclusivo

Passageiro do tempo: Economia circular e ferrovia

Que esta decisão sirva de inspiração para todo um país que gosta de viver acima das suas possibilidades e se preocupa mais com a ostentação do que com a sustentabilidade.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Antologia do Improviso: Próximo? Faça favor de entrar

Antecipando o frenesim da celebração, foi ao cabeleireiro e vestiu a roupa de domingo. Naquele papel sentia-se em maré cheia e, outra vez, de leme na mão.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.