Opinião

Opinião

Exclusivo

Território, comboio, cultura – ingredientes para uma estratégia

As pequenas cidades desenvolvem-se em torno de uma rede densa e uniforme, determinada pela dimensão humana e pela ligação natural que mantêm com o meio ambiente.

Helena Veludo

Arquiteta

Opinião

Exclusivo

Tempo incerto: “A escultura”

A altura máxima da “escultura” atinge 6,5 metros, o que lhe permite rivalizar com as da família Kim da Coreia do Norte. O custo é de 25000 € mais IVA.

José Vitorino Guerra

Editorial

Exclusivo

Editorial: A mensagem e o mensageiro

Quando foi publicada nos espaços online a capa da última edição de fevereiro do REGIÃO DE LEIRIA, com uma grande fotografia de antevisão do futuro centro de negócios, no topo norte do estádio, fomos acusados por alguns de “fazer o jogo” da Câmara de Leiria. No dia seguinte, com o destaque dado ao pavimento betuminoso […]

Francisco R. Santos

diretor

Exclusivo

O PSD tem a vertigem do abismo?

A escolha do cabeça de lista do PSD a Leiria parece uma novela sem guião, nem realizador, com nomes lançados e queimados na praça pública.

Opinião

Ana Bonifácio

Exclusivo

Ansiolítico urbano: Isto não é uma ciclovia

A colocação de um material poroso em lugar sensível, como são as margens de um rio, não é apenas matéria de índole técnica e de emissão de pareceres de entidades externas.

Exclusivo

Vacinas

Já chega de fazer telejornais com assuntos destes. Os que gostariam de prevaricar já perceberam que não podem e o que interessa é vacinar, vacinar muito, vacinar todos.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Acredita, Repete e Sublinha a cor-de-rosa. Tu és capaz!!!

“Estamos cá e é preciso ser positivo”, escreve, repete dez vezes sem gritar ou espancar alguém, memoriza, sublinha a cor-de-rosa, desenha corações e aplica as instruções desvairadamente!

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Reaprender a respirar

A Covid-19 não é uma gripezinha, há pessoas internadas incapazes de respirar. E há pessoas que morrem, que têm rosto, nome e família. Não são um dado estatístico.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Comprei casa. Como formalizar o negócio?

A compra e venda de um imóvel está sujeita a forma legal. Quer isto dizer que a sua titulação tem de obedecer a uma das formas exigidas por lei, sob pena de ser nula.

Exclusivo

A comunicação social e o Covid

Genericamente, só interessam os “sound bites”, as opiniões alarmistas e as descrições dos cenários de desgraça.

Exclusivo

Parabéns António Casalinho

António Casalinho tem feito mais por Leiria do que muitos investimentos em competições desportivas ou grandes espetáculos.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Mãe! Tenho fome

Quantas pessoas existem em Portugal que apesar de todos os apoios regulares e extraordinários não recebem um cêntimo há meses? Como vivem e de que vivem estas pessoas?

Falar é fácil!

“Falar é fácil!” – costuma dizer-se sobre quem faz promessas de projetos irrealistas – mas sem o enorme e constante treino que temos tido desde que nascemos, falar não seria, de facto, fácil.

Exclusivo

Tempo incerto: A casa comum

Existem razões para o descontentamento dos portugueses, vítimas de más políticas, de crises económicas e financeiras, de profundas desigualdades sociais e de uma cultura político-partidária que se habituou a varrer o lixo para debaixo do tapete.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Reflectir e sonhar

Este movimento talvez ajude a compreender por que motivo, na hora do confinamento geral, a cultura ficou de fora do elenco dos bens essenciais.

Opinião

Bruno Monteiro

Exclusivo

Holiday in Cambodia

Mandela nunca esteve preso, soube usar o seu tempo recluso como um processo de preparação, de evolução e aprendizagem, usando a seu favor o tempo que a injustiça do cárcere lhe proporcionou.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Para quando uma vacina de bom senso?

A falta de bom senso e, em alguns dos casos, a falta de ética só vêm agravar os efeitos da pandemia. E contra isso não há vacina.

Opinião

Sofia Fernandes

Exclusivo

Cada macaco no seu galho

O Dr. Google não tem formação jurídica e os fóruns estão cheios de informação incompleta, desajustada e até falsa.

Exclusivo

O meu diário: André Ventura

Não conheço ninguém que tenha votado nele e conheço e falo com muita gente, pelo que depreendo que ele é o campeão do voto envergonhado.

Opinião

Joana Ferraz

Exclusivo

Os Kamikazes do Covid

Dizem-lhes que o vírus é altamente contagioso e mortal, mas também lhes dizem que a gripe mata mais.

Exclusivo

Como nasce o populismo

A prática política e as práticas de muitos políticos são a principal razão da onda crescente que alimenta o populismo.

Exclusivo

Passageiro do tempo: O batom e os três D

Passado meio século da Revolução de Abril, do três D, democratizámos, descolonizámos, mas ainda não concretizámos o D de desenvolvimento.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

O poder do batom vermelho

No caso de Ana Gomes e Marisa Matias, o recurso às suas características físicas e opções estéticas é frequente no combate político, com o objetivo de enfraquecer as respetivas candidaturas.

Exclusivo

Tempo incerto: Sombras e luz

A democracia parece estar a ser corroída por uma crise de valores éticos, por vícios e prevaricações diversas, pelas desigualdades, pelo fanatismo e a demagogia populista.

Exclusivo

Era tão bom que os suecos tivessem razão…

Acabem com esta loucura. E assumam, tranquilamente, que em cada um dos dias que nos restam de vida iremos estar expostos a um número incontável de vírus, fungos, parasitas e bactérias.

Exclusivo

Dois desafios num só: “Mãe de primeira viagem” e em plena pandemia

"Viver uma gravidez em tempos de pandemia é viver uma gravidez mais solitária"

Exclusivo

Cá se fazem…

Bem-intencionados, mas ingénuos, os governantes deram o benefício da dúvida ao comportamento das pessoas, trocando a necessidade de prudência pela popularidade.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.