Opinião

Opinião

Exclusivo

O dever de memória na imigração em Portugal

O último Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), relativo a 2022, aponta que a grande maioria (84,7%) da população prisional no país tem nacionalidade portuguesa, enquanto o valor relativo dos reclusos estrangeiros diminuiu 3,8% na última década.

Daniel Bastos

Escritor e historiador

Opinião

Exclusivo

Herdeiros há muitos!

São considerados herdeiros legitimários o cônjuge e os descendentes e ascendentes, pela ordem e de acordo com as disposições do Código Civil.

Filipa Vieira

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Editorial

Exclusivo

Mergulhos e memórias

Aproveite o momento e o território. Crie memórias. Para o resto do ano, para a vida.

Marina Guerra

Chefe de redação

Exclusivo

A última rádio calou-se

Com o fim da 94 FM, Leiria passa a ser um “deserto” em cobertura de rádios locais, ombreando com os territórios de baixa densidade mais pobres do país.

Opinião

Adriana Bajouco

Exclusivo

O Futuro da Habitação

A questão que paira, neste momento, é se serão estas soluções de habitação passíveis de financiamento bancário.

Exclusivo

Modas fora de horas

Já durante as minhas anteriores viagens a Seattle eu tinha notado a excelente cultura de atenção e serviço dos empregados de lojas locais – e o flagrante contraste em relação à atitude de “chatice! aqui vem mais um cliente…”.

Editorial

Carlos S. Almeida

Exclusivo

A máquina de fabricar heróis

Atletas e técnicos são já meros elementos de uma máquina gigantesca que fabrica heróis e anti-heróis e alavanca euforias e depressões coletivas.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Opinião: Soft skills (I)

Soft skills são essenciais na resposta à mudança, na motivação, na inovação, no trabalho em equipa ou na resolução de conflitos, entre outros.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Biden e o idadismo

Biden tem uma experiência que ninguém mais nos Estados Unidos possui, mas soçobrou face ao que hoje é considerado prova de competência, um debate televisivo.

Exclusivo

Ambiente: fazemos o necessário?

As alterações climáticas são um alerta, mas infelizmente o tom positivo das intenções anunciadas para proteger o planeta está longe das práticas concretas.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Ética e pudor, precisam-se com urgência!

Foi com perplexidade que me dei conta da recentíssima intervenção de dois ex-ministros da Saúde a propósito do caso das “gémeas brasileiras”: para eles, não há nada de anómalo no tratamento altissimamente privilegiado conferido a duas inocentes crianças brasileiras, naturalizadas portuguesas à pressa!

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Opinião

Ana Narciso

Exclusivo

26 de Abril

“Perante as perspetivas abertas, exige-se mais do que nunca, a objetividade do espírito cívico dos portugueses e toda a plenitude de um povo que quer e terá que assumir o seu destino”. Verdade há 50, verdade hoje.

Exclusivo

A saúde em morte lenta

A par da irregularidade das urgências, da incerteza da realização de consultas de rotina e exames complementares, o número de portugueses sem médico de família continua a ser um problema crónico.

Exclusivo

O meu diário: VIP

Nunca gostei de gente sem conteúdo e o conteúdo não precisa de ser muito dramático ou eclético. A pessoa pode ser só um bom técnico, ou um talentoso e entusiasta horticultor.

Exclusivo

Uma refeição e um pedaço de vida

Longe dos holofotes, as entidades da economia social protagonizam diariamente um trabalho insubstituível, com programas de intervenção que fazem o único chão de muitas vidas e abrem uma janela de esperança, deixando entrar horizontes onde se expressa um sentido de humanidade.

Opinião

Leandro Siopa

Exclusivo

Cadastrados

Se, por um lado, o BUPi foi uma inevitabilidade social ou necessidade emergente e resultante dos trágicos fogos florestais de 2017, por outro, o Cadastro Geométrico tardava em estender-se ao resto do território.

Exclusivo

Europeus, ma non troppo

Se a maioria dos portugueses, seis em cada dez se alhearam da Europa e do projeto europeu abstendo-se, os líderes políticos não se interrogam? Era importante dar mais atenção a esta maioria silenciosa.

Vai mudar alguma coisa?

Sete anos depois dos trágicos incêndios, nem sequer o problema das comunicações foi resolvido; a gestão das florestas é uma soma de medidas avulsas, sem visão de conjunto, e o acesso à educação e saúde está longe do necessário.

Exclusivo

Coaching: Desistir ou Persistir!

Abrir mão de uma vida que nos mantém num nível de sofrimento “aceitável”, terá um alcance emocional incalculável. Será que justifica não arriscar? Por receio de trocar o certo pelo incerto?! SIM!! É preciso desistir!

Exclusivo

Ligar o centro do país ao centro da Europa

Leiria, território diverso e rico, precisa de projetos e objetivos concretos. É por isso que importa reforçar o grupo parlamentar dos Verdes Europeus, família que o LIVRE integra.

Opinião

João Oliveira

Exclusivo

Em Portugal e na Europa pelo progresso, soberania e paz

A CDU está nesta batalha eleitoral com confiança e de cara levantada perante o eleitorado.

Opinião

Eva Mendes

Exclusivo

O senhorio vai vender a casa. E agora?!

É importante saber que, enquanto arrendatário, tem direitos na compra do imóvel arrendado. No entanto, imaginemos que não obteve, por parte do seu senhorio, qualquer informação sobre a venda. O que pode fazer?

Exclusivo

O meu diário: Confiança

Dizem que o tempo também já não é de confiança com primaveras inexistentes polvilhadas por verões e atravessadas por invernos inesperados.

Exclusivo

Uma montanha-russa de euro desafios

Através de uma abordagem multissectorial, a UE pode transformar os desafios em oportunidades. Investir em pesquisa e inovação, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a cooperação internacional.

Editorial

Carlos S. Almeida

Exclusivo

A melhor ferramenta

Meio século depois do acontecimento que fechou as portas à guerra colonial e nos permitiu bater às portas da Europa, vivemos as vésperas de eleições europeias de uma importância pouco usual

Exclusivo

Passageiro do tempo: A armadilha

Primeiro, foram os ciganos, depois, a corrupção e os imigrantes. Três ideias simples a partir das quais se construiu uma força que já vai em 50 deputados à custa do apoio de toda a restante classe política e da comunicação social.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

O Futuro da Gestão (II)

Para reagir à mudança, a empresa terá de formar (ou contratar) quadros com capacidade para reagir e fazer reagir rapidamente os seus colaboradores a mudanças bruscas no mercado

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.