Opinião

Opinião

Exclusivo

Fiz uma compra online e estou arrependido(a). E agora?

Após o vendedor ser informado da decisão de arrependimento, tem o prazo de 14 dias para reembolsar o consumidor dos valores pagos, através do mesmo meio de pagamento.

Raquel Sá

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Opinião

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Vigiar e punir

No meu caso, para além do relato das intervenções nas reuniões, são também arroladas [pela PIDE] “as moradas onde ia” ou acontecia pernoitar, as matrículas de viaturas em que eventualmente viajava, aspetos de natureza íntima ou familiar.

Alberto Costa

Advogado, ex-ministro da Administração Interna e da Justiça

Editorial

Exclusivo

Os votos que não contam

A inexistência de um círculo nacional (...) poderia somar os votos sobrantes, ou seja, os que não elegeram deputados, leva a que os pequenos partidos apenas consigam ter representantes nos maiores círculos do país.

Francisco R. Santos

Diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Exclusivo

SER Simples: Sorrir – Pimenta na língua

É sintomático e preocupante que candidatos a liderar o nosso país tenham de ser passados pelo “crivo” da verdade. Ser contra todos, ultrapassar os limites da decência, e dizer o que as pessoas querem ouvir, mesmo sendo mentira ou impossível de concretizar, é inadmissível.

Opinião

Ana Narciso

Exclusivo

O que não funciona

50 anos depois de Abril e muitas eleições volvidas, estamos em condições de separar o que é prometido e o que não é realizável.

Exclusivo

O meu diário: Educar

Quem é pai ou mãe sabe que o amor incondicional é apanágio da paternidade e da maternidade, mas tal não implica descentralizar o universo para colocar aqueles pequenos seres a liderar e sobretudo a tiranizar as nossas vidas.

Opinião

Eva Mendes

Exclusivo

Opinião: Vamos deixar tudo em família

Para o exercício do direito é necessário provar a ligação familiar com o executado/insolvente e realizar o depósito do valor pelo qual o bem foi adjudicado a terceiro

Exclusivo

A gestão da água

Se apesar das alterações climáticas, os problemas ambientais continuarem fora das agendas prioritárias, a seca que condiciona já hoje o dia a dia da região algarvia poderá estender-se ao Centro e ao Norte e comprometer os padrões de bem-estar como os conhecemos.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Posso voltar atrás?

Se o trabalhador e empregador acordarem na revogação do contrato, o trabalhador tem Direito ao Arrependimento.

Exclusivo

De Abril ou de como a superação é social

Nasci em 1974, sou filha de Abril e desta nossa revolução. E como filha de Abril, mundana e inquieta, aflijo-me a cada sinal de radicalismo, a cada vislumbre de saudosismo.

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

A Inteligência Artificial e os livros

No ano do quinto cinquentenário do nascimento de Camões, que escreveu “Erros meus, má fortuna, amor ardente” com toda a emoção, a suscitar a compaixão, o que queremos nós, leitores? Emoção ou perfeição?

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Chamem a polícia

Nas últimas décadas, a cultura policial mudou profundamente, para melhor, mas os últimos acontecimentos vieram mostrar que estamos a passar das marcas, quando se falta ao serviço e se metem falsas baixas médicas é tempo de o país perceber que as coisas estão a derrapar.

Exclusivo

SER Simples: Refletir! – Onde pára a polícia?

Começamos a ficar com a ideia de que a lei é para aplicar a todos, menos aos que têm como missão fazê-la cumprir, o Ministério Público pode quebrar o segredo de justiça e as forças de segurança que podem ter baixas fraudulentas.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Em modo Pilatos

Final em modo salomónico? Não: nos dois casos, da parte da justiça, em verdadeiro «modo Pilatos». Quando nos separámos, tanto Vareda como eu acreditávamos que aquele exílio forçado ia durar muitos anos.

Exclusivo

A grande demissão

A pós-modernidade abriu a porta ao primado do individualismo e a grande demissão a que se assiste está a destruir os alicerces que sustentam o mundo como o conhecemos.

Exclusivo

Posso deserdar o meu filho?

Os filhos, pelo vínculo próximo que mantêm com os pais, são protegidos pela legislação no que concerne à distribuição do património da herança, não podendo assim serem afastados da sucessão.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Cinquenta anos depois, “o que temos para nos dar”?

Temos o registo ultraminoritário mas muito ruidoso dos que, abusando da liberdade que abominam, vem insultando a vida democrática e atiçando ciclones de poeira para os nossos olhos: raríssimas verdades, frequentes falácias e sobretudo um desfile de mentiras despudoradas.

Exclusivo

Os novos escravos

Em pleno século XXI, a uberização da economia está a criar um modelo de escravatura.

Exclusivo

O meu diário: Trabalho

Quando lhe propus tentar dar mais um tempo ele respondeu-me: “Doutora nunca fui feliz lá no meu trabalho. Nunca me deram um elogio mesmo quando não estava doente”.

SER Simples: Elogiar – A devida vénia a José dos Santos Mirante

Nos últimos anos tenho frequentado tribunais, como testemunha, mais do que gostaria. O ambiente em tribunal é muito difícil, a pressão e o medo são sensações comuns e os representantes da justiça não são sempre humildes funcionários ao serviço do cumprimento da lei

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: O factor estudantil

Guardei para sempre a imagem de uma jovem estudante de Letras, de Leiria, distribuindo comunicados da CDE, numa praça da Nazaré, no verão de 69.

Exclusivo

As promessas são para cumprir?

Definir prioridades, falar claro e sem demagogia, mobilizar a participação dos cidadãos e dignificar a atividade política é a melhor forma de celebrar os 50 anos de Abril.

Exclusivo

A importância de um “coach”

A vida está repleta de obstáculos, que podem facilmente, levar-nos a desviar dos nossos objetivos. O "coaching" vai ajudar a desenvolver estratégias para conseguir superar todos esses obstáculos.

Opinião

Sérgio Godinho

Exclusivo

Portugal precisa de mais interior

Por tudo isto, dignificar o interior é, em última instância, dignificar a qualidade de vida dos portugueses.

Exclusivo

Passageiro do tempo: O leilão eleitoral

O país precisa de uma estratégia que nos catapulte para o futuro e nos tire de vez desta “…austera, apagada e vil tristeza” (Camões). Será pedir muito?

Opinião

Joaquim Dâmaso

Exclusivo

Querido 2024

Não se trata de brinquedos extravagantes nem coisas fúteis; é, sim, um pedido urgente e desesperado para acabar com a poluição suinícola que há anos se instalou neste concelho, como uma mancha difícil de limpar!

Exclusivo

Leiria não existe

A apropriação deste conceito pelo município é de realçar, e aplaudir, tendo presente que a competitividade das regiões assume-se como determinante para o desenvolvimento.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.