Opinião

Opinião

Exclusivo

Declaração de não dívida ao condomínio

A alienação das frações deve ser objeto de comunicação ao administrador do condomínio pelo condómino alienante, por correio registado

Leandro Siopa

Solicitador

Opinião

Exclusivo

Château d’Yquem

O perito, de olhos fechados, saboreou o vinho durante imenso tempo. Quando finalmente engoliu e abriu os olhos, eu comecei a dizer “Este vinho está…” e ele finalizou-me a frase dizendo “fantástico!”.

Francisco Lacerda

Professor na Universidade de Estocolmo

Editorial

Exclusivo

Guerra: não aprendemos a lição

Passaram muitos anos desde a I Guerra Mundial, mas a comparação inevitável com o que se vive hoje na Ucrânia espelha uma brutalidade semelhante.

Francisco Rebelo dos Santos

Diretor

Exclusivo

Tempo incerto: A Defesa Nacional

Umas Forças Armadas credíveis e capazes de cumprirem as missões que lhe estão constitucionalmente atribuídas são um factor de segurança e uma garantia de preservação da soberania e da independência de Portugal

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Condomínio em falta

Declaração deve ser emitida pelo administrador do condomínio no prazo de 10 dias a contar do pedido efetuado pelo proprietário.

Exclusivo

Velhas armas, novos caminhos

A Educação, enquanto construção coletiva, assume-se como uma velha arma que nos pode levar a novos caminhos, de inclusão, de coesão e de justiça social.

Exclusivo

O meu diário: Inveja

Não há maior terreno para cultivar a inveja que o Facebook e Instagram. Ele é só gente bonita em lugares bonitos, com famílias bonitas e vidas de sucesso.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa? Uma história sempre inacabada

A cidade é uma fonte inesgotável de inspiração e o discurso sobre a cidade é sempre um discurso sobre nós próprios.

Exclusivo

SER Simples: Elogiar

Sem pensamento crítico seremos escravos da tecnologia e viveremos em “ditadura digital” como seres irrelevantes.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Os amigos do “respeitinho”

Hoje não existe censura em Portugal, mas existem muitos aspirantes a censores, empenhados na construção de realidades paralelas.

Opinião

Adriana Bajouco

Exclusivo

“(R)evolução” nos condomínios

A alteração legislativa determina que uma declaração escrita, emitida pelo administrador de condomínio, indique todos os encargos do condomínio e eventuais dívidas.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

De volta com V de Vítor

O Costa limpou tudo. A esquerda, a direita, o Rio, o CDS, a geringonça, tudo. Não sobrou nada. Também já começou a limpar a classe média e a iniciativa privada.

Exclusivo

Passageiro do tempo: A informação Big Brother

Agora temos a guerra servida de manhã à noite numa espécie de degustação de uma iguaria sórdida, onde as consequências da desumanidade das batalhas e dos combatentes nos são apresentadas até à náusea.

Exclusivo

Leiria tem dois rios

Redescobrir o rio Lena é uma mudança de paradigma para os leirienses e constitui uma oportunidade para dar mais importância às zonas ribeirinhas.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Inovação

Só criando uma cultura de inovação as empresas conseguem manter-se competitivas.

Opinião

Sandra Francisco

Exclusivo

Antologia do Improviso: Fugir dos Lobos Maus… Pela Janela do Carro

É urgente mostrar um “stop” às solicitações em catadupa, “Coisa linda de se dizer…”.

Exclusivo

SER Simples: Sorrir

Respeitando as opções individuais, o interesse coletivo tem de ser preservado por alguém, e parece evidente que faltam políticas públicas de promoção à natalidade em Portugal e não só.

Exclusivo

Tempo incerto: O Relatório

Ficou sempre uma visão muito paroquial da proposta de Leiria a Capita Europeia da Cultura, a contento de uma elite próxima do poder autárquico. O cidadão comum nunca sentiu a iniciativa como sua.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

Cuidar da comunicação

Se há aspeto que os regimes totalitários não descuram é a comunicação. Conscientes do seu poder, controlam-na com uma eficácia arrepiante.

Exclusivo

O saco da lavandaria

Na prática, estava já na Suécia, mas era cómodo continuar a ter acesso ao apartamento sempre que eu ia a Portugal e, psicologicamente, a mudança parecia-me menos radical.

Exclusivo

O meu diário: Euromilhões

Caro Sr. Euromilhões estamos à sua espera. Enquanto vem e não vem contamos com os nossos amigos de sempre, com os nossos voluntários e já agora com a consignação do IRS de muitos.

Exclusivo

Será que falta mais algum documento para poder vender a minha fração autónoma?

Um proprietário que queira vender ou onerar a sua fração autónoma passará a ter de requerer ao administrador do condomínio a emissão de uma declaração escrita.

Exclusivo

Habitação é um problema grave

Sem medidas corajosas, Leiria será uma cidade sem lugar para os jovens, o mesmo acontecendo a outras cidades da região.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Contra a corrente

A contas com o problema da sucessão, Costa inventou uma solução imaginativa, coloca os dois delfins e as duas delfinas no governo e, como numa prova de obstáculos, vamos ver quem ganha.

Opinião

João B. Serra

Exclusivo

Que se passa? “O processo contém o próprio fim”

Professor é aquele deseja a sala de aula - o “ambiente vivo da aula” -, o convívio com os alunos, ali onde oferece alguma coisa se si próprio.

Exclusivo

SER Simples: Refletir

Os líderes mais abertos à mudança, que fomentam a partilha de informação e valorizam as competências dos colaboradores com formação, são os que conseguem obter resultados a partir da inovação.

Editorial

Patrícia Duarte

Exclusivo

O país do “casa e descasa”

Portugal é tão pequeno e tão difícil de organizar. As opções de organização do território tomadas ao longo dos tempos, além de onerosas, não têm corrigido a profunda desigualdade entre litoral e interior.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.