Obrigado. A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
24 de junho de 2010 às 19:06
Comentadores: a goleada à Coreia do Norte e a atitude a ter com o Brasil
Acompanhe as opiniões dos comentadores REGIÃO DE LEIRIA sobre a participação de Portugal no Mundial 2010. Em análise, a goleada à Coreia do Norte e o jogo de sexta-feira com o Brasil.
Acompanhe as opiniões dos comentadores REGIÃO DE LEIRIA sobre a participação de Portugal no Mundial 2010. Em análise, a goleada à Coreia do Norte e o jogo de sexta-feira com o Brasil.
PORTUGAL JOGA SEXTA-FEIRA (15 HORAS) COM O BRASIL, NO ÚLTIMO JOGO DO GRUPO G
Nídia Prata
treinadora de futsal
Álvaro Romão
realizador
Vítor Pontes
treinador de futebol
João Paulo Pedrosa
deputado
.
.
.
.
Qual é a verdadeira face de Portugal, a do empate com a Costa do Marfim ou a da goleada à Coreia do Norte?
Finalmente Portugal começou a mostrar que quando joga como equipa o resultado aparece. Foi um dos primeiros jogos em que conseguimos finalizar a maioria das oportunidades que criámos. Correu tudo bem, porque a Coreia não se fechou tanto e Portugal conseguiu surgir com o Fábio Coentrão de um lado e o Miguel do outro e isso deu largura ao nosso jogo. Os jogadores foram mais aguerridos e não tão “meninos”.
Nem uma, nem outra. A selecção não é tão má quanto a que entrou em campo contra a Costa do Marfim, nem é tão boa quanto o que se quer fazer crer depois da goleada à Coreia do Norte. Volto a uma ideia inicial nas minhas opiniões: é tudo, essencialmente, uma questão de mentalidade. A verdade é que a equipa entrou com medo frente à selecção africana. O mesmo não se passou com a Coreia, até pela obrigatoriedade de vitória sob pena de ficarmos para trás. Espero que esta vitória tenha, pelo menos, a vantagem de nos fazer enfrentar o Brasil com mais coragem. Acho que a selecção brasileira de hoje está perfeitamente ao nosso alcance. Basta para isso que Carlos Queiroz acredite que tal é possível.
A face que todos nós gostaríamos, e acreditamos que pode ser, é a evidenciada contra a Coreia do Norte. Portugal sentiu que se não vencesse a Coreia com um resultado confortável, o apuramento ficaria comprometido. Por isso mudou sobretudo a atitude e a dinâmica da equipa. Podíamo-lo ter feito também contra a Costa do Marfim. Quando se joga com dinâmica, determinação e ambição, e quando se tem jogadores da qualidade dos nossos, pode acontecer o que aconteceu contra a Coreia. Eu tinha dito que tínhamos grandes jogadores, mas que tínhamos de o demonstrar no campo. E o jogo contra a Coreia não foi obra do acaso.
Tal como previ e sugeri na semana passada, Queiroz mudou tudo, para melhor. Aliás, Queiroz, quer seja por sugestões dos colunistas do REGIÃO DE LEIRIA, quer seja pelas circunstâncias a que se vê forçado, muda sempre para melhor. Esta equipa que jogou com a Coreia do Norte é de longe a melhor de todas. Confirmou-se também que os portugueses de Caxinas jogam muito melhor que os portugueses de Campinas. E a falta que Carlos Martins faz a esta equipa…
.
.
.
.
O que esperar do confronto com o Brasil? Será um Portugal já a fazer contas quanto ao adversário dos oitavos-de-final?
A minha experiência de 22 anos como treinadora diz-me que não se devem fazer essas contas. É entrar sempre para ganhar. Se não for assim… já se sabe: quando se entra para empatar, perde-se. Quanto ao Brasil, Portugal tem todas as hipóteses, mas tem de mostrar o que fez contra a Coreia. Até ao último jogo, em que perdemos 6-2, Portugal sempre se deu bem a jogar contra eles. O Brasil já está apurado, Portugal praticamente também e acho que vai ser um bom jogo. A nossa estrutura ofensiva e defensiva já está consolidada e será um erro tentar não perder pontos. Portugal tem hipóteses de ganhar. E não precisamos marcar sete golos!
Não vale a pena fazer contas aos oitavos de final porque no grupo H está tudo em aberto e os jogos realizam-se somente após o grupo G, o nosso, estar fechado. De qualquer forma se penso que o Brasil está ao alcance de Portugal, também considero que a selecção espanhola pode ser ultrapassada pela portuguesa. Não seria inédito, de qualquer forma.
Espero contudo é que esta selecção portuguesa entre em qualquer campo pronta a discutir os jogos contra quer for. É preciso é que a equipa sinta que tem capacidade para tal.
Portugal deve jogar contra o Brasil como o fez contra a Coreia. Sem qualquer receio. Esse é o apanágio das grandes selecções. É uma grande selecção e um dos candidatos ao título, mas se acreditarmos em nós e não tivermos receio, podemos vencer o Brasil. O resultado com a Coreia transmite muita confiança, não só em relação ao jogo com o Brasil, mas também quanto ao apuramento para os oitavos.
No jogo com o Brasil devemos fazer tudo o que for possível, em termos de cálculos e de estratégia, para ver se calhamos nos oitavos de final com a Espanha. Tudo o seja estratégia para jogar com o Chile ou a Suiça vai dar asneira. Só a Espanha nos salva, incluindo se não se qualificar e ficar logo pelo caminho.
.
.
.
.
?
Queiroz esteve igual a si próprio, não acertou uma na convocação e também não era agora que ia acertar. Não podia ter havido mais confusão, jogadores fora dos lugares e lugares com os jogadores de fora.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.