Assinar

Ponto de vista: Desenvolver

Empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, estão na ordem do dia.

Antonio-lucas
António Lucas, presidente da Assembleia Municipal da Batalha antoniolucas58@gmail.com

Empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, estão na ordem do dia. Fluxos financeiros, têm sido direcionados para entidades públicas e privadas, com o objetivo de se potenciar a descoberta de novos produtos e serviços, e acréscimo de valor aos existentes. Portugal 2020, em negociação com a UE, aponta também nesse sentido. Em suma, temos que saber acrescentar mais valor aos produtos e aos serviços que vendemos cá dentro e lá fora. Apesar do que temos vindo a fazer nesta área, muita haverá para fazer e se não o fizermos nós, outros o farão, retendo nesses países o acréscimo que poderia e deveria ser nosso. Temos evoluído, na ligação do ensino às empresas, mas temos que avançar mais, aprofundando esta relação e traduzindo em produtos transacionáveis e serviços vendáveis, as patentes, que anualmente são registadas.

Inovar é também conseguir fazer o mesmo ou até melhor, mais depressa e com menos custos para os cidadãos e empresas. Desburocratizar é empreender. Reformar bem, é desenvolver. Empreender é trabalhar bem. O tempo que os cidadãos e empresas, gastem a menos, com burocracia, representa ganhos de produtividade, acréscimo de valor, ou redução dos custos de produção, logo, maior competitividade.

A inovação e o empreendedorismo na administração pública, são fundamentais, para a melhoria da produtividade nas empresas, potenciando um estado parceiro, em substituição de um adversário, que atrapalha e complica demasiadas vezes.

Como em tudo na vida, existem bons, médios e maus. A administração pública não foge á regra, contudo, o mérito não é potenciado, nivelando-se tudo, por baixo. Será que este tratamento, potencia a inovação? Será que quando a economia crescer, os melhores quererão continuar? O tempo o dirá!

(texto publicado na edição de 6 de fevereiro de 2014)