w Seminário – Estratégias de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais – Região de Leiria
Assinar


Patrocinado por:

Seminário – Estratégias de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais

Dia 22 de abril (quinta-feira) realizar-se-á o Seminário – Estratégias de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais no Espaço SUDOE, em formato online.

Poderá consultar o programa (provisório) do evento no seguinte link

Este evento realiza-se no âmbito do projeto MONTCLIMA: clima e riscos naturais nas montanhas do SUDOE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, cujo objetivo é reforçar a resiliência dos territórios de montanha do sudoeste da Europa num quadro estratégico transnacional baseado na capitalização de projetos realizados com sucesso anteriormente sobre a prevenção e gestão de riscos naturais climáticos.

Este seminário faz parte de uma série de seminários que tiveram início em 2020 em Soria (Espanha) e que continuarão ao longo da implementação do projeto MONTCLIMA. Ao organizar estes eventos, a parceria visa divulgar os desenvolvimentos e resultados do projeto a todos os interessados, quer especialistas, quer ao público em geral.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) integra a parceria do projeto MONTCLIMA, que é liderada pelo Consorcio de la Comunidad de Trabajo de los Pirineos (CTP), contando ainda com um conjunto de outros parceiros internacionais.

Dentro do plano de trabalho do MONTCLIMA inclui-se um conjunto de grupos de tarefas específicos (de cariz mais técnico) e transversais, entre os quais a “Apropriação e transferibilidade” que prevê a realização de um conjunto de seminários temáticos, sendo a CIMRL responsável por coordenar a organização do “Seminário sobre Gestão Florestal e Risco de Incêndio. No sentido de garantir um eficaz acompanhamento e implementação das ações previstas no âmbito do MONTCLIMA, a CIMRL dispõe de um serviço de assessoria técnica especializada por parte da empresa GeoAtributo – Consultadoria e Informação para o Planeamento e Ordenamento do Território, Lda.

Com uma duração aproximadamente de 4h (9h00 – 13h00), o seminário contará com um variado painel de especialistas de Portugal, Espanha e França que irão abordar o risco de incêndio florestal no sudoeste europeu através da análise de dados passados e de projeções futuras, assim como partilhar estratégias de gestão e prevenção deste risco. Neste contexto, será discutida a perceção dos especialistas sob a forma como as práticas de gestão florestal afetam o território: desde a identificação do risco à redução de grandes incêndios florestais ou à implementação de meios ou mecanismos de vigilância.

A participação no Seminário é gratuita, mas condicionada a inscrição prévia, através do seguinte formulário.

Não perca esta oportunidade! Participe!

Logo do projeto:
Evento promovido por:
Com a assessoria técnica de:
Com a colaboração de: