Visto

Visto

04/01/2021

Leiria Villa Portela, localizada no coração da cidade de Leiria, foi construída em finais do século XIX, possivelmente entre 1894 e 1896. Atualmente, trata-se de uma extensa propriedade murada, de forma poligonal, com uma área total de 17.703 m2. É constituída por uma casa de habitação tipo chalé, um parque arbóreo, um lago romântico, logradouros e dependências típicas de uma quinta dos finais do século XIX.
De acordo com Ricardo Charters d’Azevedo, o chalé foi erguido, não no ponto mais alto do terreno, mas no seu ponto proeminente da área central. O alçado nobre desta habitação, está voltado para norte e, consequentemente, para a cidade de forma a ser contemplado de longe como uma moldura recortada na linha do horizonte.
Podemos afirmar que este edifício, que marca inquestionavelmente a cidade de Leiria, é hoje propriedade do Município, assumindo uma condição intimista e uma aura, quase romântica, atendendo às formas recortadas e volumétricas que caracterizam este imóvel.
Há quem tenha o privilégio de diariamente olhar, através da janela do seu gabinete, a Villa Portela. Observar a fachada principal e o seu parque, quando o tempo o permite, faz-nos imaginar como seria a vida desta família há um século, que conseguiria decerto usufruir do sossego que seria ler um livro naquele parque.
Sem dúvida que morar dentro da cidade numa residência rodeada por um espaço arbóreo como este, com toda a sua paisagem envolvente e o descanso que lhe seria inerente, era uma bela sorte.

Texto: Ana Silva
Foto: Joaquim Dâmaso