Visto
Visto
12/10/2025
Autarca Raul Miguel Castro, na foto, carrega um currículo feito de muitas urnas, votos e noites longas. Há poucas decisões tão participadas e impactantes num percurso político. Milhares de pessoas exercem, e ao mesmo tempo exercitam, um direito essencial: o de escolher. No domingo, voltou a acontecer.
Desde o final dos anos oitenta do século passado, tem-se candidatado – por vezes vencendo, noutras nem tanto – em eleições autárquicas na Batalha e em Leiria. Já foi poder e já foi oposição.
Na Batalha, no dia 12, fechou-se um ciclo. À semelhança de muitos outros no país e na região, Raul Castro foi eleito e, aos 76 anos, conquistou um mandato para exercer oposição. Na noite eleitoral, no rescaldo dos resultados, o autarca, que já venceu pelo PS, pelo CDS-PP e por um movimento de cidadãos, não revelava se assumiria, ou não, o lugar para que fora eleito.
Tudo indica, contudo, que dentro de quatro anos o eleitorado voltará a participar nesta mesma experiência democrática. Que surpresas ainda nos poderá reservar o candidato com o mais longo currículo autárquico da região?
Foto: Joaquim Dâmaso