Assinar
Cultura

Festival MusiCaldas dá música a Caldas da Rainha até 23 de Julho

Maria Anadon e o Latin Jazz Quartet marcaram esta noite a apresentação do Musicaldas 2011, festival que até 23 de julho leva às Caldas da Rainha concertos de música erudita, jazz e músicas do mundo.

Maria Anadon e o Latin Jazz Quartet marcaram esta noite a apresentação do Musicaldas 2011, festival que até 23 de julho leva às Caldas da Rainha concertos de música erudita, jazz e músicas do mundo.

“Proporcionar à cidade a possibilidade de contactar com os mais diversos tipos de agrupamentos, géneros, estéticas e formações musicais” é, segundo Aurélien Vieira Lino, o objetivo do festival apresentado hoje no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha pelo diretor artístico.

O festival, que todas as edições aposta na encomenda de obras a compositores portugueses ou residentes em Portugal, conta este ano com a Orquestra Clássica do Centro, no concerto de abertura, a 9 de julho e, será, pela primeira vez, encerrado pela Companhia Nacional de Bailado, que, a 22 de julho, apresenta no CCC “uma coisa em forma de Assim”, com música de Bernardo Sassetti.

Pelo grande auditório do CCC passarão ainda o Coro da Casa da Música e solistas da Remix Ensemble (15 de julho) e Stefano Bollani Trio (20 de julho).

O Céu de Vidro (no Parque D. Carlos I), o auditório da Escola Superior de Arte e Design e o Centro da Juventude são outros palcos da cidade onde o festival vai levar propostas tão diferentes como o concerto de António Vitorino D’Almeida (16 de julho) ou as “Conversas com música”, que aliam o diálogo em torno de diversos instrumentos a um concerto de Rafael Bonativa e Alpha Guitar Trio (18 julho).

Na vertente pedagógica, para além do Curso de Verão para Jovens Músicos e do Concurso Jovens Intérpretes, as grandes novidades do festival são este ano a realização de uma aula aberta de música para bebés (a 10 de julho), ateliês de música para crianças (de 11 a 15 de julho) e um workshop de danças com membros dos Uxu Kalhus, que a 19 de julho levam ao parque D. Carlos I o folclore e as danças tradicionais.

Com um orçamento de 100 mil euros, o festival conta com os apoios da câmara das Caldas da Rainha, da Direção-Geral das Artes e da fundação INATEL para uma programação que, segundo Aurélien Vieira Lino é “cada vez mais heterogénea e variada”.

O preço dos concertos varia entre os 6 e os 15 euros e o programa completo do festival pode ser consultado em www.musicaldas.com.

[issuu viewmode=presentation layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true documentid=110627101449-26c4692e9f1f40aea720083fc7627247 docname=cartaz-alta username=Jornal_regiao_de_leiria loadinginfotext=MusiCaldas%202011 width=420 height=595 unit=px]

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados