Assinar
Cultura

Concurso de gastronomia regressa em outubro e novembro

A Confraria Gastronómica Pinhal do Rei, de Leiria, organiza II Concurso de Gastronomia Regional de Leiria em outubro e novembro. As inscrições estão limitadas a 50 estabelecimentos de restauração.

O que se faz de melhor na região ao nível da gastronomia? O II Concurso de Gastronomia Regional de Leiria quer encontrar a resposta. Promovido bienalmente pela Confraria Gastronómica Pinhal do Rei, de Leiria, o concurso é organizado para dar a conhecer a restauração e a oferta gastronómica da região. Ao mesmo tempo, incentiva a confeção com produtos gastronómicos regionais e fomenta o gosto pela arte culinária.

Gonçalo Lopes, à esquerda, Cristina Seco ao meio e Jorge Gameiro, à direita

A apresentação foi feita na passada quarta-feira, dia 16 de maio, no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria. Em representação da Câmara Municipal de Leiria, o vereador Gonçalo Lopes afirmou esperar que esta edição seja um “sucesso, à semelhança da primeira”.

“Será um factor de promoção do património gastronómico da região e uma oportunidade para restaurantes promoverem os seus pratos e a sua atividade económica”, aponta Gonçalo Lopes.

Na mesa estiveram também presentes Jorge Gameiro e Cristina Seco, da Confraria Gastronómica Pinhal do Rei, de Leiria, que fizeram a apresentação detalhada do concurso.

A iniciativa da Confraria está aberta à participação de estabelecimentos de restauração dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, que podem candidatar-se a cinco categorias: restaurante de cozinha tradicional, cozinha criativa, cozinha casual, cervejaria/marisqueira e petisqueira.

Serão alvo de avaliação a ficha técnica do menu de degustação, ambiente do estabelecimento, qualidade do serviço, entradas, prato, sobremesa, bebidas, equilíbrio do menu e capacidade de comunicação.

Estabelecimentos e chefs a concurso terão prémios específicos e a todos os concorrentes será entregue um diploma de participação. As inscrições têm de ser realizadas entre os dias 10 e 25 de setembro deste ano.

O certame conta com o apoio da Câmara de Leiria, Fundação Escola Profissional de Leiria, Escola Profissional da Nazaré, Escola Profissional de Ourém, New Design, O Vício da Casa e REGIÃO DE LEIRIA.

Consulte mais informação aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados