Assinar
Cantinho dos Bichos

Mocho-pequeno-d'orelhas "resgatado" em Leiria

Nasceu este ano e terá sido um dos primeiros voos da cria. Mas não correu bem. No passado dia 27, um mo­cho-pequeno-d’orelhas chocou com as janelas do Edifício 2000, no centro de Leiria, caindo no chão, atordoado

Nasceu este ano e terá sido um dos primeiros voos da cria. Mas não correu bem. No passado dia 27, um mo­cho-pequeno-d’orelhas chocou com as janelas do Edifício 2000, no centro de Leiria, caindo no chão, atordoado.

O animal foi recolhido por cidadãos que passavam no local, transportado a uma clínica veterinária e, mais tarde, entregue por Pedro Santos ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em Rio Maior. “Estava um pouco atordoado. Era de dia, havia muita luz e estava desidratado, mas não tinha nenhuma fratura”, explica Pedro Santos, um amigo dos animais que, em março, viajou de bicicleta mais dois amigos, até Santiago de Compostela, recolhendo fundos para associações de animais, no projeto Biking for a paw.

O mocho-pequeno-d’ore­lhas, cujo nome científico é Otus scops, é uma das aves de rapina noturnas mais pequenas da Europa e possui dois penachos na cabeça que lembram orelhas. Frequente na região de Leiria, nidifica maioritariamente em buracos de árvores velhas, motivo que leva esta espécie migratória a escolher a região. “Sendo uma espécie com um regime alimentar à base de artrópodes (maioritariamente insetos), torna-se um indicador de grande biodiversidade deste grupo de animais”, informa o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do ICNF.

“Este episódio é um sinal que a sociedade civil está mais alerta e sensibilizada para as questões relacionadas com os animais”, diz Pedro Santos. A ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto e será libertada assim que os veterinários considerem que está em condições para tal, revela o ICNF.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados