O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso laranja onze distritos do norte de Portugal e a região da Madeira por vento intenso e chuva, e ainda a costa continental a norte de Leiria, devido à agitação marítima.

O estado do mar obriga ao encerramento da barra de S. Martinho do Porto, Alcobaça, e ainda de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, S. Martinho do Porto, Lagos, Alvor, Faro e Tavira.

No continente, o IM colocou sob aviso laranja a costa acima do distrito de Leiria e a amarelo a costa ocidental a sul deste distrito e a do Algarve, devido ao estado do mar, com ondas de cinco metros de altura e vento forte no litoral, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros por hora.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, prevendo-se que a velocidade do vento possa atingir os 70 quilómetros por hora.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre o IM prevê ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas, acompanhados por chuvas intensas, por vezes com trovoadas, sobretudo nos distritos litorais e do centro do país.