Dois escritores da região falam nas Correntes d’Escritas
Os escritores Paulo Kellerman e Paulo Moreiras são convidados das Correntes d’Escritas, encontro de escritores de expressão ibérica, que decorre a partir de hoje na Póvoa do Varzim.
Este artigo tem mais de 16 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Os escritores Paulo Kellerman e Paulo Moreiras, com ligações à região, vão participar nas Correntes d’Escritas, o encontro anual de escritores de expressão ibérica, que decorre de 24 a 27 de Fevereiro na Póvoa do Varzim.
Sobre que vão falar nas Correntes d’Escritas?
Paulo Moreiras – Os temas das mesas são sempre uma surpresa e uma das mais fortes características deste encontro literário. No meu caso, o tema proposto é um verso de Fernando Pessoa: “Duvido, portanto penso”. Por isso irei falar sobre as dúvidas de um escritor no seu ofício de compor um romance.
.
Paulo Kellerman – As intervenções devem obedecer aos temas sugeridos pela organização, famosos pela sua originalidade; o tema proposto ao painel que integro é “Literatura: o inédito esforço das palavras”.
.
.
Como vão orientar as vossas intervenções?
Paulo Moreiras – Confesso que ainda não preparei a minha “intervenção”, mas já tenho algumas ideias alinhavadas. A partir da minha experiência enquanto escritor tentarei demonstrar como a dúvida é uma etapa importante no processo de criação literária e como de uma dúvida nasce, por vezes, uma certa forma de realidade daquilo que nos rodeia. Vai ser divertido, com certeza.
Paulo Kellerman – Basicamente, falarei um pouco sobre o que representa, para mim, a literatura e o seu papel.
.
.
.
.
.
.
O que significa este convite e esta participação?
Paulo Moreiras – Já tinha estado nas Correntes d’Escritas em 2002, antes de publicar o meu primeiro romance, e fiquei fascinado pela forma como tratam os escritores. Estar lá agora como convidado é, acima de tudo, uma grande alegria. Além dos livros, irei estar com muitos amigos e isso é sempre bom.
.
.
Paulo Kellerman – As Correntes, pelas suas características e pelo mediatismo, são consideradas um dos mais importantes encontros literários do país e um dos mais prestigiados eventos envolvendo escritores de expressão ibérica. Estar presente representará, portanto, um orgulho mas, principalmente, uma oportunidade única de intervir e aprender, de conhecer e conviver, de descobrir e partilhar.
Vai apresentar o seu novo livro lá, “Chega de fado”. Que expectativas?
Paulo Kellerman – As Correntes são uma verdadeira montra da literatura portuguesa, não sendo por acaso que irão ocorrer mais de duas dezenas de apresentações de livros. Por isso, há algumas expectativas, nomeadamente a nível de atenção mediática e visibilidade do livro.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.