Assinar
Cultura

Roteiros do Carnaval 2010 na região de Leiria

Roteiros do Carnaval 2010 na região de Leiria, Pombal, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Serro Ventoso, Figueiró dos Vinhos e Batalha.

Roteiros de Carnaval na região de Leiria.

Nazaré. A festa há muito começou, mas acelera por estes dias. Hoje, mil crianças desfilam pela marginal. E a partir de sábado e até quarta-feira de Cinzas, as salas de baile abrem-se para longas noites de folia, até depois do sol nascer. Mas o Carnaval também sai à rua e cerca 40 de grupos carnavalescos vão participar nos desfiles de domingo e terça-feira da festa mais tradicional do país.

Leiria. O Festival da Irreverência volta a agitar o Terreiro, com dois momentos altos: amanhã, sábado, actua a Banda dos Castiços, às 22 horas, e segunda-feira à noite é a vez do palco receber o Concurso de Máscaras. Também amanhã, sábado, na Quinta das Silveiras, há baile com música ao vivo, a partir das 22 horas. A entrada custa 10 euros e inclui uma bebida e sorteio de férias no Algarve.

Caldas da Rainha. O Centro Cultural e de Congressos preparou uma festa com o espírito dos anos 50 e 60, em que a estrela será o Real Combo Lisbonenses. É segunda-feira e inclui ainda actuação dos Irmãos Esferovite e dj Augusto “Toca-Discos” Sanches. Na Praça 5 de Outubro há Baile de Máscaras com música ao vivo sábado e segunda, às 22h30. Domingo é dia de corsos, às 15 horas, na Praça 25 de Abril e Avenida 1º de Maio.

Marinha Grande. 2.300 crianças desfilam pelas ruas da Marinha Grande e Vieira de Leiria, hoje de manhã, sexta-feira.

Serro Ventoso. A freguesia de Porto de Mós promove no dia 16 de Fevereiro, às 15 horas, o Desfile de Carros Alegóricos, onde, para além de diversas viaturas, haverá animação de rua e a presença do Tonecas, o actor Luís Aleluia. Depois há baile às 21 horas no Grupo Desportivo, com o grupo LF Music.

Pombal. As escolas do concelho desfilam a partir das 14 horas de hoje, sexta-feira, enchendo as principais ruas da cidade. Ao todo são 1.600 participantes mascarados.

Figueiró dos Vinhos. À rua saem dois corsos carnavalescos, no domingo e terça-feira, com dez carros. Bailes estão previstos para sábado e segunda-feira, no Gimnodesportivo, a partir das 22 horas. O Carnaval termina em Figueiró na quarta-feira, quando, às 21h30, se fizer o tradicional cortejo fúnebre com o rei Momo.

Batalha. “Carnaval de Veneza” é a proposta do Orfeão de Leiria, Rotary de Leiria e Vida Plena para amanhã, sábado, na Quinta do Fidalgo. A partir das 19h30, há jantar buffet e muita música com 100 Ton, Ensemble Concertante e Trio de Guitarras de Leiria, Coro C e Orquestra de Flautas. A receita reverte para a Associação Vida Plena, que ajuda crianças e jovens das freguesias dos Marrazes e Pousos em situação de risco. Domingo, a partir das 15 horas, há o tradicional desfile, com carros alegóricos, animação e música.

Alcobaça. A primeira edição de “Folia&Algazarra 2010 – Carnavais do Mundo em Alcobaça” é a grande aposta: de 12 a 16 de Fevereiro, em frente ao mosteiro há uma tenda gigante, que será animada por sete colectividades e pelos djs Engenheiros do Samba e Tornado. A tenda funciona entre hoje e segunda, das 22 horas às 4 horas, e terça, das 16 horas à meia noite. Quarta-feira, às 21 horas, enterram-se as cinzas do Entrudo. Na Benedita, o corso nocturno é segunda e, na
Maiorga, o baile é na Sociedade Filarmónica no sábado e segunda, às 22 horas, e há corso às 15 horas no domingo e terça-feira. Por Pataias, a festa tem como rainha Vanda Stuart, que acompanhará corsos no domingo e terça, às 15 horas. Também há corsos em São Martinho do Porto, sábado e segunda-feira, no Vimeiro, terça-feira, Alfeizerão, domingo e terça-feira, e Ataíja de Cima, terça-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados