Assinar Edições Digitais
Cultura

Annarella dança e brilha em Cuba e Faro

Dois primeiros lugares e três terceiros abrilhantaram a participação da Academia de Ballet Annarella no concurso Dançarte. A escola também viajou até Cuba para participar num encontro internacional.

Dois primeiros lugares e três terceiros abrilhantaram a participação da Academia de Ballet Annarella no concurso internacional Dançarte, disputado em Faro entre 8 a 10 de Abril.

Foram distinguidas cinco das seis coreografias apresentadas pela academia de Leiria, da autoria de Yolexis Santana. Os primeiros lugares foram para Eva Branco, na categoria Solista (14 anos), e Bárbara Camarinha e Francisco Ferreira, o melhor dueto do concurso do Algarve.

A Annarella recebeu prémios pelos terceiros lugares em Grupo, na categoria NeoClássico, de Bárbara Camarinha, em Solista (10 anos), e de Diana Pinto, em Solista (20 anos).

Os vencedores qualificaram-se para representar Portugal no Concurso Mundial de Dança que se realiza em Junho, na Ilha da Sardenha, Itália.

Uma delegação da Academia Annarella esteve presente em Cuba, no Festival Internacional de Ballet. No encontro, a metodologia cubana de baller foi reconhecida como a melhor a nível dos países latino-americanos.

Cinquenta pessoas integraram a comitiva que representou Portugal, apresentando coreografias da autoria de Annarella Sanchez, de onde sobressaiu um trabalho em torno do fado, em que foram representados vários símbolos portugueses.

A exibição permitiu um bom resultado à academia, cuja evolução foi elogiada, tal como a forte presença
de bailarinos.

A Academia de Ballet Annarella é a única escola em Portugal a ensinar a metodologia cubana de dança e, sublinha a escola, a deslocação a Cuba foi possível graças ao esforço e dedicação dos pais dos alunos.

A presença no festival permitiu reforçar os laços de intercâmbio entre Cuba e Portugal a nível da dança clássica, o que ficou materializado num protocolo que permitirá a bailarinos profissionais cubanos actuar em Leiria, em Dezembro deste ano.