Assinar
Cultura

Agenda para o dia 1 de Julho na região de Leiria

Uma viagem ao passado é a sugestão da Vila de Óbidos. O Mercado Medieval começa dia 1, com muitas novidades. Em São Pedro de Moel, a viagem é até ao mundo dos pequeninos com o Pinhal das Artes a continuar a decorrer. Há ainda sugestões culturais, ambientais e actividades para as férias.

Uma viagem ao passado é a sugestão da Vila de Óbidos. O Mercado Medieval começa na quinta-feira, dia 1, com muitas novidades. Em São Pedro de Moel, a viagem é até ao mundo dos pequeninos com o Pinhal das Artes a continuar a decorrer. Há ainda sugestões culturais, ambientais e actividades para as férias.

QUINTA-FEIRA, 1 DE JULHO

10H00
Dia 2 do Pinhal das Artes com direito a fados
O recinto prepara-se para mais um dia repleto de actividades. Paulo Lameiro e companhia efectuam o acolhimento a partir das 10h30. Às 11 horas, e depois às 15 horas, as tendas temáticas recebem multiarte e às 13 horas acontece o piquenique, seguido de uma sesta cantada na Tenda Central. A canção da despedida soa às 17h30 e já de noite, pelas 21 horas há guitarras para todos e canções de sempre. O segundo dia do Pinhal das Artes termina com Fados no Pinhal com Deolinda Bernardo (tenda central).

Exposição Colectiva de Pintura e Artesanato no Posto de Turismo de Fátima
Cláudia Farinha, educadora de infância e psicoterapeuta, realiza a sua primeira exposição colectiva de pintura e artesanato, no Posto de Turismo de Fátima, até 14 de Julho. Trabalhos de pintura em acrílico e aguarela sobre tela, trabalhos em feltro, tecido, contas de vidro, madeira e botões, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas.

Concentração de Vespas em Fátima
Começa o maior encontro mundial de Vespas. Os amantes das duas rodas e destes veículos tão característicos reúnem-se em Fátima até domingo, no estádio municipal de Fátima. São aguardadas milhares de vespas.

10H30
Cerimónia Militar no Regimento de Artilharia 4, em Leiria
O Regimento de Artilharia nº 4, em Leiria, celebra o seu 83º aniversário com uma cerimónia militar, no próprio regimento. Este evento integra uma serie de actividades no âmbito do aniversário.

11H00
Programas para os mais pequenos no Museu do Vidro na Marinha Grande

O conto “Guilherme, o Grãozinho de Areia” e o ateliê “Meter as mãos no vidro” são as duas actividades propostas pela Câmara da Marinha Grande, a partir de hoje, até dia 28 de Agosto.
O primeiro, uma leitura animada da história, é para crianças dos 3 aos 9 anos, enquanto o ateliê pedagógico é dirigido para crianças dos 3 aos 12 anos, que se vão aventurar e explorar os materiais e ferramentas utilizadas no fabrico e decoração do vidro. As iniciativas realizam-se das 11horas às 12h30 e repetem das 15 às 17 horas, no Museu do Vidro, no Palácio Stephens, na Marinha Grande.

17H00
Óbidos recebe Mercado Medieval

A vila de Óbidos acolhe mais uma edição do Festival Medieval. Ceias medievais, animação e novos horários, são algumas das novidades do Mercado Medieval que decorre entre 1 e 18 de Julho, de quinta a domingo. A temática anda à volta das “Artes e Ofícios”. Todos os dias haverá Torneios e Cortejos. Está de volta o Assalto ao Castelo, uma recriação histórica que melhor representa a arte de guerrear e as diferentes estratégias militares desenvolvidas na época medieval. Realiza-se nos dias 1, 8 e 15.
A Torre Mágica é um novo espaço do Mercado Medieval de Óbidos, direccionado a crianças dos 3 aos 12 anos. No interior da Torre Albarrã, em pleno recinto da Cerca do Castelo, desenvolve-se um atelier de construção de adornos para os mais pequenos cobrirem a cabeça e um teatro de fantoches, com a recriação da lenda da conquista do castelo.

18H30
Festas de São Pedro em Porto de Mós
Continuam as Festas de São Pedro, no município de Porto de Mós, até ao próximo domingo. A animação de quinta-feira está a cargo da banda FH5 e de Zé Café e Guida.

21H00
Apresentação do documentário “Portugal – Entre o Céu e a Terra”

O produtor e realizador Roy Monteiro, natural de Leiria, explica os bastidores do documentário Portugal – Entre o Céu e a Terra. Do sonho à realidade, uma odisseia de cinco anos dirigida pelos melhores fotógrafos, realizadores, escritores e artistas, reunidos para revelarem ao mundo o coração e a alma do país. O convite é para embarcar numa viagem vista a partir dos céus.

21H30
Alunos da ESAD apresentam novos vídeos

“Manifestações precoces de Desejo” é o nome da selecção de novos vídeos de alunos do Curso de Som e Imagem da ESAD.CR. Os trabalhos são apresentados no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Anaquim actuam no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria
A banda de Coimbra, que lançou recentemente o seu primeiro disco, vai mostra-lo num concerto integrado na digressão nacional que está a realizar para promover “As vidas dos outros”. Os bilhetes custam 10 euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados