Assinar
Cultura

Braçadeiras 2010: Dez dias a pensar as cidades e os seus rios a partir do Lis

A partir de quinta-feira, 17 de Junho, está de volta o festival Braçadeiras, uma proposta multidisciplinar do colectivo a9)))) para promover a discussão do espaço público de Leiria, tendo como modelo as relações das cidades com os seus rios.

A partir de quinta-feira, 17 de Junho, está de volta o festival Braçadeiras, uma proposta multidisciplinar do colectivo a9)))) para promover a discussão do espaço público de Leiria, tendo como modelo as relações das cidades com os seus rios.

Nesta 2ª edição o festival Braçadeiras reforça a aposta num programa transversal, que, até dia 26, vai da projecção de filmes a concertos em pleno rio Lis (numa jangada construída para o efeito), passando por conferências, exposições e workshops.

Uma das novidades este ano é a residência artística que Nuno Bernardino fará durante o festival, construindo em três dias uma proposta sonora a partir do rio Lis.

PROGRAMA

17 Junho
Abertura do festival e inauguração de duas exposições: “Cauterizar – água e cegueira”, desenhos de João dos Santos, na Casa dos Pintores – Oficina de Arqueologia de Leiria, às 19 horas; e “Jangada de Braçadeiras”, desenhos de Laurindo Marta, na sede do a9)))) (rua Comandante João Belo, 29, Leiria) às 19h30.

18 Junho
21 horas – Inauguração da instalação vídeo de Hugo Paquete no  Museu Moinho de Papel
21h15 – Conferência “Importância dos Rios nos Centros Urbanos: Cidade de Leiria e os seus Rios”, com Vânia Carvalho (Arqueóloga – Câmara Municipal de Leiria), Rita Carmona (Urbanista – Câmara Municipal da Batalha), José Ribeiro Vieira (Jornal de Leiria – Movicortes), no Museu Moinho do Papel

19 Junho
15 horas – Concertos na Jangada no Rio Lis: Woom (EUA), Manuel Gião (PT), Coclea (PT), até ao fim do dia.
22 horas – Exibição do filme de Raquel Castro “SoundWalkers”, no  Teatro Miguel Franco, em Leiria

20 Junho
15 horas – Dj set de Nuno Bernardino (PT) no Largo Paulo VI, Leiria, com o título “Objecto Sonoro” (sessão de manipulação de sons gravados ao longo do Rio Lis).

25 Junho
21h15 – Conferência: “Importância dos Rios nos Centros Urbanos: Água e o Mundo”, com Sara Saragoça (Arquitecta), Raquel Castro (Cineasta), Gonçalo Pena (Artista Plástico), Luís Ribeiro (Eng. Ambiente – Inst. Superior Técnico) e Katila Ribeiro (Eng. Ambiente – Águas de Portugal) no Museu do Moinho de Papel, Leiria.

26 Junho
14 horas – Workshop de introdução ao software de edição audio Reason, por Cédric Gameiro, no Teatro Miguel Franco, Leiria (inscrições: celula.membrana@gmail.com)
22 horas – Exibição de filme de William Raban, “Thames Film”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados