Assinar Edições Digitais
Sociedade

Estojo diabético criado em Leiria ajuda utentes a controlar melhor a doença

É diabético, vai de férias e não sabe como proteger a insulina do calor? O Insuljet, um estojo com sistema integrado de determinação de glicemia e refrigeração, promete ajudar os utentes. Veja o vídeo.

É diabético, quer ir de férias e não sabe como proteger a insulina do calor? Esqueça as malas térmicas e os mini-frigoríficos para manter a insulina à temperatura adequada. O Insuljet, um estojo diabético com sistema integrado de determinação de glicemia, promete ajudar os utentes.

Só em Portugal, o número de diabéticos já ultrapassa os 500 mil.

O produto, desenvolvido por quatro alunos do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp), uma Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Leiria, pretende facilitar a vida do paciente, introduzindo um sistema integrado de medição de glicemia, com uma caneta motorizada para administração e refrigeração de insulina.

O estojo, pouco maior que uma caixa de óculos, é composto por um visor LCD, que apresenta os valores do teste de glicemia, emitindo um aviso sonoro do resultado, o que permite auxiliar invisuais.

Têm ainda outra aplicação, já que o sistema integrado do estojo faz também o doseamento automático da insulina que é necessário administrar. Dentro do estojo podem ser transportadas agulhas, palhetas de medição e o dispositivo de punção. Tem ligação USB para o computador.

Leia mais na edição em papel de 18 de Junho do REGIÃO DE LEIRIA.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.